José Carlos Vieira, Igor Silveira
postado em 24/04/2016 07:30
Aos 79 anos, Zé Celso está cansado. Dorme quando amanhece e acorda no início da tarde. A madrugada é o momento em que ele mais gosta de produzir. A noite é companheira para escrever, ensaiar e responder aos incontáveis pedidos de entrevistas, palestras, opiniões sobre teatro e política. O momento da República, aliás, contribui para o cansaço. Zé fica agitado. Se recusa a viver nas atuais circunstâncias sem se manifestar. Por isso, preferiu falar ao Correio por e-mail, usando a maneira de escrever que lhe é peculiar. Não tem restrições quanto às perguntas, desde que as respostas e a grafia do líder do Teat(r)o Oficina desde a década de 1960 não sejam editadas. Portanto, leitor, não estranhe o estilo Zé Celso de escrever. A mensagem, no entanto, é sempre entendida.
>> Entrevista // Zé Celso
O teatro continua sendo uma ferramenta social, de conscientização?
Poucas vezes em sua história o Teatro, ou TeAT(r)O, como sinto, foi uma ;ferramenta ligada à conscientização;. O Teat(r)o é uma Arte Arcaica q não se confunde com uma fórmula, ou receita, q ligue esta Arte ao serviço de ligar consciências por ferramentas.
Sobretudo a peça d Artaud, ;Pra dar um fim no juízo de deus;, q estamos fazendo mais esta semana com o público brasiliense. Ela chega pelos nossos corpos-palavras-corpos-dançarinos vivos, falando os versos d ;Artaud Poeta Visionário.
São proferidos como corpos emissores de esperma, cocô ou sangue, quer dizer, palavras q uetocam os corpos, a percepção deles, corpos além da consciência.
Somos conscientes, por exemplo, de q temos de respeitar a exposição dos q votaram o Sim do Impeachment, mas ao mesmo tempo temos a percepção de ter descoberto quem são os ;nossos re-presentantes;. Como eles são feios, ignorantes, cafoníssimos na invocação com caras dignas de votar por Deus, pela Família, pela Propriedade, sem sequer entrar no q é uma pedalada, a esticada no cobertor, q todos nós damos na nossa economia sempre escassa.
Um quadro surpreendente de Horror!
Por que, na sua opinião, o Brasil sempre empaca quando tem chance de se tornar um país de Primeiro Mundo? Por que não avançamos? A culpa é nossa ou dos outros?
A culpa é da nossa ignorância, burrice, de somente perceber do q se trata quando nos esfregam na cara, como aconteceu domingo pela TV. O q é este Congresso de 2015, organizado por gangsters evangélicos, com uma competência de bandidos, mas q não sabem de si? Onde está o seu nariz? Se olham nos espelhos mas não sabem se ver. E produziram a obra máxima, o contrário da de daVinci, a Santa Ceia. Fabricaram a sua Santa Feia.
Ou, respondendo a sua pergunta, porque o Brasil parou: esta Obra Prima da Tv Globo revela o Enigma. Eles não deixaram Dilma Governar, desde a Vitória d;Ela. E é esta gentalha a responsável, pela Crise q inventaram, y q trouxe, consequentemente, a destruição de nossa Economia: O elenco principal da Novela do SIM: Impeachment por Deus, pela Família, pela Propriedade, Consagrador da Mediocridade nunca vista em meus 79 anos.
No teatro, quando a provocação é gratuita?
A primeira qualidade de um Ator, de uma Atriz, Artaudiano, é saber provocar, tanto pela beleza, quanto por, às vezes, estar diante de um espectador desligado, de braços cruzados, ligado em seu celular... Enfim, de uma pessoa q não está presente.
O teatro que não se propõe a questionamentos políticos interessa a quem?
Interessa a quem quer ;lazer;. Qualquer peça em si é política, trata do poder; menos as q se dizem explicitamente: Peças Políticas. É preciso acordar pra o fato q vivemos além d; uma sociedade contraditória, num universo onde a Terra gira e é um ser vivo, ligado à máquina da vida onde todos somos coisas y pessoas tocando pra frente, sem nenhum Messias na frente ; existe o existir... Re-existir; mas não há nada como um deus na nossa vanguarda. Apesar de a Sociedade Patriarcal Capitalista nos impor uma Ordem y Progresso. Quem acredita nisso ok, viva este lema de Carandiru. Quem não..., inventa a vida a cada instante.
Vivemos momentos de ódio, intolerância... Como reverter esses sentimentos não egoístas e covardes? Ódio combate com ódio?
Ódio, Ressentimento, espírito de vingança são os sentimentos mais medíocres do ser humano. A pessoa fica horrenda, faz mal à saúde, não serve pra nada. É preciso assistir este espetáculo contínuo de busca de bodes expiatórios pra odiar, veja bem, com muito Humor. Isto, por exemplo, na Arte Teatral, era muito bonito antigamente, mas vivemos o Fim do Drama. O Drama é uma piada; não é nada diante da Tragédia, da Comédia, do Tesão q a vida pode dar. A Formação por novela de TV é a de quem tem de ter a Má, ou o Malvado da Novela. Reduz-se a este besteirol hipócrita moralistas dos bandidos q disseram Sim ao Impechament pra se livrarem das denúncias q lhes pesam.
Daqui a 300 anos ainda haverá teatro? Apesar de toda parafernália tecnológica, o homem discutirá o homem frente a frente... É isso?
Não sei se discutirá, y se continuará a sala de vista do Palco y Plateia. Mas muitos estaremos juntos, cada vez mais próximos num Teat(r)o Brasileiro de Exportação Antropófago. Ainda há muita timidez no Público q vai ao Teatro hoje em dia. Todos fazem uma cara muito séria d q vão estar assistindo um acontecimento sério, ou uma comedinha q não destrone nada, q vai acontecer diante do já programado jantar depois.
Mas eu não desejo assim. Quero q o teatro, cada vez mais, se aproxime de um acontecimento em q as pessoas venham, se não, sabendo as músicas, q se abram em cena pra Ritual, q os corpos deixem-se tocar por tudo, pela música, pelas atuações d atrizes, atores, sentindo-se parte da construção do Rito. Fazemos sempre, não para, mas com o público. Seja o q for, sinto de novo o teatro vivo nesta retomada de um despertar, no ;aqui agora;, sobretudo na Juventude q não quer mais a Ordem e o Progresso, q não acredita mais no Petróleo, no Carro, nos Gangsters do Congresso, y q se dá cada vez mais ao amor indiferenciado aos corpos.
Ela contracena com as classes sociais defendendo-se da Guerra de Classes movida hoje pela Direitona Golpista. Um novo Público de Teatro está saindo de sua execração, da indiferença diante do Poder desta Arte. É muito claro q o Teatro é hoje o lugar onde se faz a passagem do Patriarcalismo, de todos os ismos, pra uma era de humanidade desenterrada do narcisismo idiota dos celulares, reaprendendo no contato direto com as Mitolorgias q o Teato propicia, seu valor incomensurável como lugar do encontro orgiástico decisivo, entre humanos e trans humanos.
Por falar em ;público;, esse público é seu ator?
Não tenho nada que seja ;meu;; considero q cada ator, cada atriz, vai encontrando-se a si mesmo no outro y nos mitos q encenamos. Detesto atores y atrizes q não sejam ;bacantes;. Amo Satyros y Bacantes, q sabem de si. Vão em busca de suas mitologias y por isso mesmo contracenam uns com os outros produzindo sempre o desconhecido diante da novidade de cada publico.
A contracultura hoje é apenas um quadro na parede?
Contra-Cultura são aqueles coitados daqueles deputados da ;Santa Feia;, q macaqueiam o nome de Deus, da Família, autores deste momento Boçal da Política Brasileira de Direita, enredada pela jogada desse Jesus.com, q nem digo mais o nome ; mas q é o diretor de teatro desta Farsa, encenada dia 17 no Congresso.
Sem dúvida!
Essa gentalha odeia os artistas, os Poetas y o Teatrão q não seja o deles. Nunca concordei com esta tipagem de ;Contra Cultura;, onde diziam ser eu um de seus líderes. O q fazíamos era pular fora do Sistema Messiânico, Burro, Inculto.
Contra a Cultura, por exemplo, é esta Novela Golpista, diligentemente encenada, desde a derrota da Direita com a Vitória de Dilma, além da TV Globo y seus comentaristas q não sabem o q falam, por técnicos da Contra Cultura Humana, todos os Jornais das Grandes famílias, a Burguesia pão dura, paneleira, a Bancada do bOi, da Bíblia y da Bala, os jovens seduzidos pela Ditadura Militar, um Elenco Imenso q finalmente, dia 17, mostraram sua cara no jeito q deram o seu SIM, pela TV, ao Golpe, mostrando a cara atual do Brasil deles, q repudia qualquer pessoa q tenha o mínimo d amor rheaal à vida.
Saiam d Cena, vocês não vão durar muito.
Abaixo Vossa Canastrice.
Mau Teatro, Péssimos Atores.
Peguem seu Uniforme Verde Amarelo y vão pra Coreia do Norte!
Muito Obrigado por terem aberto nossos olhos.