O nome dado à turnê não poderia ser mais apropriado ; e irônico. Not in this lifetime. (Não nesta vida, em tradução livre) foi a alcunha escolhida por Axl Rose e Cia. para batizar uma das mais improváveis reuniões da história do rock, que começou oficialmente em 8 de abril, na Arena T-Mobile, em Las Vegas, contará com dois shows como headliner do festival Coachella, na Califórnia (um deles, no último sábado) e se estenderá, por enquanto, por mais de 20 datas pelos Estados Unidos.
Apesar de a turnê estar sendo vendida como a volta da formação clássica dos Guns n; Roses aos palcos, isso é apenas uma meia verdade. Da banda de hard rock de Los Angeles que conquistou o mundo com a obra-prima Appetite for destruction (1987), cimentou-se como uma das maiores do gênero com os grandiosos e pretensiosos Use your illusion I e II e é tida até hoje como uma das últimas representantes do espírito sexo, drogas & rock n; roll, no mesmo molde dos Rolling Stones, Led Zeppelin e Aerosmith, apenas Axl Rose, Slash e o baixista Duff McKagan estão presentes. Completam o time, o guitarrista Richard Fortus, o baterista Frank Ferrer, o tecladista Dizzy Reed - membro da fase Use your illusion -, e a tecladista Melissa Reese. As notáveis ausências, até agora sem explicações oficiais, são as do baterista Steven Adler e a do guitarrista Izzy Stradlin.
Formação 100% clássica ou não, o fato é que, até então, os shows têm sido elogiadíssimos. Com cerca de duas horas e meia de duração e um repertório para fã nenhum botar defeito, a banda tem se mostrado afiada, apesar da aparente falta de interação no palco entre Axl e Slash. O vocalista, se não possui mais a mesma garganta dos anos 1990, parece ter recuperado um pouco da potência vocal que lhe faltou nas últimas turnês. Até um incidente que poderia ser encarado como mau agouro, acabou se transformando em algo simbólico: Axl Rose quebrou o pé após o show de aquecimento da banda no lendário clube Troubadour, em Los Angeles. Em vez de a banda cancelar datas, eles decidiram pedir uma ajudinha para Dave Grohl para que a turnê continuasse. O vocalista do Foo Fighters atendeu o chamado emprestando para Axl o trono usado na última turnê do grupo.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.