postado em 31/03/2016 07:33 / atualizado em 23/10/2020 11:02
Dirigido por John Hughes, mago dos filmes adolescentes dos anos 1980 que se tornaram clássicos na Sessão da tarde, Curtindo a vida adoidado foi para as telonas em 11 de julho de 1986, com uma modesta produção orçada em US$ 6 milhões. Apesar de toda a humildade e falta de maiores pretensões cercando o lançamento, a obra acabou arrecadando mais de 10 vezes o seu custo, além de se tornar um fenômeno cult.
Saiba Mais
“O desempenho de Broderick é um dos destaques do filme. Seu charme despreocupado é o espírito perfeito para a obra, na qual ele se mostra solto e com uma atitude verdadeiramente cativante”, escreveu o Hollywood Reporter numa crítica de aniversário da fita.
O privilégio de acompanhar Ferris na empreitada é compartilhado por Sloane Peterson, a namorada, interpretada por Mia Fara — cuja cena da piscadela e do beijo mandado para o pai do protagonista certamente adiantou a puberdade de diversos adolescentes —, e Cameron Fryer, o melhor amigo. Juntos, o trio passa o dia por Chicago, em cartões-postais da cidade, como o Instituto de Arte, o Estádio Wrigley, além de diversos monumentos famosos.
Nesse passeio turístico, destaque para o desfile de Von Steuben — onde se passa, possivelmente, a cena mais famosa do filme —, no qual Ferris canta a versão dos Beatles para Twist & shout.