Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Os Simpsons: Escritor mostra relação entre as ciências exatas e a série

Em livro, Simon Singh fala sobre as inserções matemáticas na animação


Nos 26 anos desde a primeira exibição de um episódio da animação Os Simpsons, muito se falou da mitologia em torno da série norte-americana criada por Matt Groening, como as questões políticas e religiosas e, claro, o fato de a produção ter uma característica de prever ; mesmo que sem querer ; o futuro. No entanto, pode-se dizer que o escritor britânico Simon Singh foi um dos primeiros a relacionar o desenho com a matemática. ;Eu já assistia Os Simpsons há 10 anos antes de perceber que o episódio O mágico de Springfield tinha referências ao último teorema de Fermat. Então, eu notei que o teorema aparecia em outro episódio, A casa da árvore dos horrores VI, e decidi ver outros capítulos. A partir daí, comecei a notar que houve várias referências matemáticas na série nos últimos anos;, conta o autor ao Correio.

[SAIBAMAIS]Inspirado pela temática, Simon Singh escreveu o livro Os segredos matemáticos dos Simpsons, que chegou ao Brasil neste ano com tradução de Catharina Pinheiro e revisão de Ricardo Doninelli e foi traduzido para 30 diferentes línguas, em que apresenta ao leitor os episódios da série que têm alguma referência com questões matemáticas, além de explicar o motivo dessa relação inusitada entre a animação e o conteúdo.

Após uma análise da série, Singh percebeu que a matemática apareceu logo no primeiro episódio, intitulado Bart, o gênio, em que na primeira cena é possível ver a equação matemática mais famosa da história da ciência. O capítulo mostra a pequena Maggie construindo uma torre com blocos de letras do alfabeto, que formam a sequência EMCSQU, uma homenagem à equação da relatividade de autoria de Albert Einstein, E=mc;, que significa que a energia é igual à massa multiplicada pelo quadrado da velocidade da luz.

A matemática está presente em diversos outros capítulos da série. Apesar de ser um conteúdo amado por alguns e odiado por muitos, para Simon Singh, o fato de a ciência aparecer de maneira sutil faz com que apenas quem tenha interesse em matemática de fato perceba a referência. ;Algumas vezes, a matemática aparece brevemente ou ao fundo, como o nome de um teatro ou título de um livro;, afirma Singh.

Confira algumas imagens do livro




A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.