A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro faz hoje mais uma apresentação da Temporada de 2016. No Auditório Planalto do Centro de Convenções, o maestro Claudio Cohen conduz os músicos pelo repertório que inclui valsas de A.Kachaturiam, D.Schostacovitch e Nikolay Edward Artemyev, além da Sinfonia n;3 ;Renana;, de Robert Schumann. Mas o destaque da noite é o pianista Fernando Calixto que executará solo do Concerto n;1 para piano e orquestra, de S. Rachmaninoff.
Quando compôs a Sinfonia n;3, Schumann pretendia a "tradução de sentimentos", segundo alguns dos ideais de Goethe, e que fosse menos preocupada com a construção de imagens ou narrativas. Desse modo, na peça, o elemento renano que empresta o nome à obra é menos um rio ou uma catedral, e mais uma emoção vivida ao visualizar ambos, catedral e rio.
Schumann combina harmonia e contraponto a fim de sugerir um estilo religioso. O último movimento, Lebhaft, retoma a vivacidade e a energia iniciais, para traduzir musicalmente o fluxo e a turbulência das opulentas águas do Reno.
Solista
A Sinfonia Renana expressa em sons aquilo que Goethe descreveu quando de sua visita à catedral de Colônia em 1823: a combinação de uma profusão de detalhes numa grandeza única, em gradual transição entre a perplexidade e o entendimento contemplativo.
A experiência de Fernando Calixo é vasta. O pianista é doutor em piano performance pelo Conservatório Estatal N.A.Rimsky Korsakov, em São Petersburgo Rússia, uma das mais tradicionais instituições de ensino do mundo, e o primeiro Conservatório aberto na Rússia. Calixto foi condecorado com o diploma vermelho, concedido apenas aos estudantes que conseguem notas máximas nos exames.
Atualmente, desenvolve carreira tanto como solista, quanto camerista, apresentando-se em países da América do Sul e da Europa (Brasil, Equador, Chile, Rússia, Itália, Húngria, entre outros). Em relação aos concertos com Orquestra, ele colaborou com os maestros Francesco de La Vechia (Itália), Claudio Cohen (Brasil), João Santos (Portugal), Vladimir Smirnov (Rússia), Rinat Kamalov (Rússia) e Vadim Arsky (Brasil).
Calixto é conhecido pelo interesse em trabalhos na área pedagógica geral e pianística, ministrando Master Classes e preparando pianistas para concertos, exames e concursos. Recentemente, esteve em Quito (Equador) ministrando Master Classes na Fundación Casa de la Musica e no Conservatorio Mozart. Em outubro de 2010 foi convidado a ministrar Master Classes na Universidade Mayor, em Santiago (Chile), onde também se apresentou na Temporada Internacional 2010, ;;Bicentenário Chile y el Mundo;;.
O pianista é bacharel em Piano pela Universidade de Brasília, estudou com Alla Dadaian (Rússia) Daniel Tarquínio e Jaci Toffano, Fernando Calixto, nascido em Uberaba estudou no Conservatório Renato Frateschi, com o Prof. Sílvio Robazzi, e, em Frutal-MG, com Eliane Lacerda, com quem começou seus estudos.
Além dos prêmios em concursos de piano, recebeu também bolsas de estudos com a pianista Araceli Chacon. Na Fundação Magda Tagliaferro - São Paulo (Classe do professor Armando Fava Filho e com Miguel Proença, no Rio de Janeiro, aperfeiçoando-se em 2005.
Temporada da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro
Dia 29 de março, às 20h. Auditório Planalto, Centro de Convenções Ulysses Guimarãe. Entrada franca.