De 31 de março a 3 de abril, o Cine Brasília exibirá a mostra Novo cinema dominicano. A ação, realizada em parceria com Embaixada da República Dominicana no Brasil, mostra a relação antiga entre a República Dominicana e o cinema, pontuando os aspectos marcantes da década de 1900 onde houve a primeira exibição cinematográfica dos irmãos Lumi;re na América Latina.
[SAIBAMAIS]As diversas obras que ganharam títulos de melhores filmes em diversos festivais mundiais, também será exibido no Instituto Cervantes, no período da tarde e noite no próximo sábado (2/4).
Confira a programação completa
31/3 (Quinta-Feira) ; Abertura
20h30 ; Dólares de Arena (Dominicana/México/Argentina, 85 minutos, classificação 12 anos), direção: Laura Amelia Gusmán e Israel Cárdenas
Noelí, uma jovem dominicana, viaja toda tarde para as praias de Las Terrenas, situadas na costa noroeste do país, internacionalmente conhecidas pela beleza e pelo intenso turismo.
1;/4 (Sexta-Feira)
19h ; Tu y Yo, (comédia/drama, 85 minutos, 2014), direção de Natália Cabral.
Sinopse: La Doña, uma viúva de uns 70 anos, e Aridia, uma jovem criada, vivem juntas num pequeno apartamento cheio de orquídeas no centro da cidade de Santo Domingo. Aridia limpa a casa, La Doña trabalha em seu jardim e, quando não têm muito trabalho, ficam fofocando com as vizinhas.
Curtas:Techos Rotos (17 minutos, de Yanillys Péres, e Colheita (6;50;), de Wendy Espinal - Classificação livre.
Sinopse: Ana, uma adolescente de 12 anos de idade, está sonhando com um vestido branco para usar quando for fazer a Primeira Comunhão. Mas não tem dinheiro para isso. Ela tem que cuidar dos irmãos mais novos, enquanto sua mãe ausente passa o tempo jogando cartas.
21h ; Branco, (Doc/Biografia/R. Dominicana, 62 minutos, 2014, livre), direção de Melvin Durán
Sinopse: O cotidiano e o lado humano da vida de seis albinos de diferentes idades e etapas da vida, que têm em comum sua visível condição. Sem saber muito sobre as características do albinismo, estes seres humanos levam a vida com normalidade, apesar de sua aparência exterior, os problemas de visão e as inevitáveis mudanças que o sol produz em sua pele.
Curta: Tetos Quebrados (17 minutos, livre), direção de Yanillys Peres
2/4 (Sábado)
17h20 ; Bajo las Carpas (Doc/R. Dominicana, 52 minutos, 2014, classificação livre). direção de Johanné Gómez.
Sinopse: Depois do terremoto ocorrido no Haiti, em 12 de janeiro de 2010, 1,5 milhões de pessoas ficaram sem casa, passando a viver em campos de refugiados, desprovidos dos serviços mais elementais. Cinco anos mais tarde, o povo haitiano ainda precisa de ajuda humanitária.
Curta:Cosecha (6;50 minutos, classificação livre), direção de Wendy Espinal.
Sinopse: Rosa Iris, filha de Milena, está no último ano da escola rural. A ponto de deixar o campo para seguir estudando na cidade, a menina começa a se dar conta de todo o trabalho e da motivação de sua mãe para seguir adiante... ;Quem planta, colhe;, diz o velho ditado.
19h ; De Pez en Cuando (comédia/R. dominicana, 8 0minutos, 2014, classificação livre), direção de de Francisco Valdez.
Sinopse: Ben, um jovem escritor frustrado, está disposto a se matar, quando é interrompido por seu simpático e amistoso vizinho que lhe pede o favor de levar sua filha à universidade. Na volta, Ben conhece, por acidente, uma aeromoça atraente, que lhe pede outro favor: que cuide de seu peixinho dourado que carrega num aquário.
Curta: Rollout (10min), de Andrés Farías ; 12 anos
Sinopse: Ao não ser reconhecido por uma atriz com quem trabalhou há 20 anos, um projecionista filma a si mesmo e se introduz no filme para tentar reviver o passado, mas descobre seu fracasso ao final da projeção.
3/4 (Domingo)
17h20 ; Algún Lugar (Aventura/drama, 72 minutos, 2015, classificação livre), direção de Guillermo Zouain.
Sinopse: Oliver está prestes a concluir o ensino médio e então organiza uma viagem pela República Dominicana com seus dois melhores amigos, Hemingway e Moisés. Cada um tem a sua própria razão para embarcar na viagem.
Curta: Sexta Santa (Viernes Santo) (16min), de Carlos Reyes - Livre
Sinopse: Eleazar, um descendente haitiano, trabalha durante muitos anos nos canaviais dominicanos. Cansado de sua rotina diária pesada, em plena Páscoa, ele vai lutar contra este destino.
19h ; La Gunguna (Ação/comédia/crime, 87 minutos, 2015, classificação 16 anos), direção de Ernesto Alemany.
Sinopse: Uma minúscula pistola calibre.22 com uma história pesada por trás, La Gunguna passeia pelo submundo caribenho deixando um rastro de desventura e desgraça por onde passa, em episódios narrados com um marcante tom de humor negro. Um desfile de personagens bizarros e pitorescos - mulheres poderosas, credores mesquinhos, traficantes de armas, jogadores profissionais de bilhar e dominó, militares corruptos ; que, motivados ou por vingança ou pelo engano, estão interligados em episódios de tensão, violência e reflexão, em meio a uma sociedade caricata e irônica, onde La Gunguna se transforma num presságio de que as maldições vêm disfarçadas em echarpes de ouro.
Curta: Viernes Santo, (16min), de Carlos Reyes - Livre
Sinopse: Eleazar, um descendente haitiano, trabalha durante muitos anos nos canaviais dominicanos. Cansado de sua rotina diária pesada, em plena Páscoa, ele vai lutar contra este destino.
INSTITUTO CERVANTES
2/4 (Sábado)
16h30 ; Curtas: Techos Rotos (17 minutos, dom direção de de Yanillys Peres, classificação livre) e Cosecha (6;50 minutos, com direção de de Wendy Espinal, classificação livre)
17h - Blanco (Doc/Biografia/R. Dominicana, 62 minutos, 2014, classificação livre(, direção de de Melvin Durán.
18h - De Pez en Cuando (comédia/R. dominicana, 80 minutos 2014, classificação livre), direção de de Francisco Valdez.
20h - Dólares de Arena (Drama/República Dominicana/México/Argentina - 85 minutos, 2014, classificação 12 anos), direção de Laura Amelia Gusmán e Israel Cárdenas.