Nem mesmo os rigores da Lei do Silêncio têm impedido a abertura de novos espaços para a apresentação de artistas da cidade. Pequenos palcos em bares e restaurantes vêm acolhendo cantores, instrumentistas e grupos de diferentes segmentos musicais, protagonistas de programação variada que abrange praticamente toda a semana.
Mapeamento feito pelo Correio constatou que, em diversos pontos da capital, esses palquinhos têm se transformado em alternativa para quem quer mostrar trabalho autoral, ou de intérprete, e que, em alguns casos, vê dificultado o acesso às casas noturnas, teatros e locais que costumam reunir grandes plateias, como ginásios e arenas.
É na Asa Norte que atualmente há uma maior concentração dos, digamos, redutos dos ;sem palcos; em Brasília. Alguns deles abriram as portas recentemente, com o é o caso do restaurante Vila Esperança ; especializado em polpetone ;, na SCLN 104, que desde a inauguração vem promovendo shows, a partir das 19h, às quartas e às quintas.
A Bartô Blues Band, liderada pelo vocalista e guitarrista Bartô Blues, que costuma prestar tributo aos consagrados Eric Clapton, Jolly Rocker, Will Jackson e Raul Seixas, é a atração das quartas-feiras. Às quintas, a cantora Myriam Greco, acompanhada pelo violonista Régis Torres, reverencia mestres da MPB, da importância de Tom Jobim, Chico Buarque, Gilberto Gil e João Donato.
Outro local na Asa Norte que vem prestigiando os músicos brasilienses é o restaurante e pizzaria Chão de Estrelas (SCLN 302) que já há alguns meses, em seu subsolo, tem apresentado shows de estilos musicais diversos, de terça-feira a domingo. ;Nossa programação é variada, em termos de atrações, mas há uma opção por músicos que fazem um som mais dançante, sempre a partir das 21h;, explica Lúcio Gomes, um dos sócios da casa. ;Estamos acertando a vinda de artistas consagrados nacionalmente, para shows;, acrescenta.
Márcia Ayalla privilegia ritmos nordestinos às terças-feiras no Chão de Estrelas; o Duo Infinity toca MPB na quarta, enquanto a banda DDR relembra a Jovem Guarda, às quintas. Quem estreou ali na sexta-feira (12) foi o grupo Sabor de Cuba, que levou para o Chão de Estrelas a rica e caliente mistura rítmica da ilha do Caribe. Já o Trio Saculejo está à frente do forró aos domingos ; mas aí com início às 17h.