Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Maestro Jorge Lisbôa Antunes é o convidado desta noite da orquestra

Ele estará à frente da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, que terá também participação do solista Carlos Gontijo


A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro retorna hoje ao Auditório Planalto, do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, para mais uma apresentação da agenda de 2016. Nesta noite, o convidado especial é o maestro Jorge Lisbôa Antunes, titular da Orquestra Ars Hodierna (OAH) e mestre em regência orquestral pela Universidade Simón Bolivar, em Caracas. A OAH, como ficou conhecida, foi fundada pelo maestro após voltar da França, onde esteve à frente da Orquestra de Flautas Francesa. Atualmente, o grupo está sem agenda. ;É sempre uma luta. Neste momento estamos esperando uma resposta do FAC (Fundo de Apoio à Cultura);, conta o maestro.

[SAIBAMAIS]Essa será a primeira vez que o maestro estará como regente da Orquestra do Teatro Nacional em um concerto sinfônico. Antes, ele já havia participado das fases de preparações dos músicos para as óperas Olga, em 2013, e A cartomante, em 2014. Esse último espetáculo escrito pelo também maestro Jorge Antunes, pai de Lisbôa Antunes. ;Trabalhei com a orquestra duas vezes. Mas essa é a minha primeira vez no concerto. Minha expectativa é muito boa;, revela o músico.

Além do maestro Jorge Lisbôa Antunes, a apresentação contará com a presença do solista e saxofonista Carlos Gontijo, que tem seu trabalho voltado para a pesquisa e divulgação do repertório erudito.

Repertório

O programa se baseará nas peças Sinfonia n; 3, de Joseph Haydn; Fantasia para saxofone e orquestra, de Heitor Villa-Lobos; e Sinfonia n; 1, de Ludwing van Beethoven. ;Vamos fazer a Sinfonia n; 3, de Haydn, que é considerado o pai da sinfonia, que mostra as ideias iniciais dele sobre a sinfonia. Também vamos fazer uma homenagem a Villa-Lobos, cuja data de aniversário é 5 de março, apresentando um linguajar contemporâneo. Além da Sinfonia n; 1 de Beethoven;, adianta o maestro sobre o repertório da noite.

Concerto da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro
Auditório Planalto (Centro de Convenções Ulysses Guimarães, Eixo Monumental; 3214-2744). Hoje, às 20h, com participação do maestro Jorge Lisbôa Antunes e do saxofonista Carlos Gontijo. Programa Sinfonia n; 3, de Joseph Haydn; Fantasia para saxofone e orquestra, de Heitor Villa-Lobos; e Sinfonia n; 1, de Ludwing van Beethoven. Entrada franca. Classificação indicativa livre.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.