Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Diretora americana Lilly Wachowski divulga que é uma mulher transgênero

Sua irmã Lana, com quem divide importantes trabalhos, revelou ser transgênero em 2012

A diretora americana Lilly Wachowski, anunciou nesta terça-feira (8/3), aos 48 aos, que é uma mulher transgênero em um texto publicado no Windy City Times, jornal de Chicago voltado ao público LGBT.

Na publicação, a cineasta afirmou que foi melhor falar sobre sua transição, já que a procura e questionamentos da imprensa sobre sua sexualidade era grande. "Eu só queria e precisava de um tempo para colocar minha cabeça no lugar, para me sentir confortável", afirmou.

Em 2012, após alguns anos de boatos, Lana Wachowski, até então conhecida como Larry, foi a primeira das duas irmãs cineastas a anunciar que era uma mulher transgênero. A partir do lançamento do longa A viagem, as duas pararam de ser conhecidas como os "irmãos Wachowski".

"Ser transgênero não é fácil. Nós vivemos em um mundo com maioria de orientação de gênero binária. Isso significa que quando você é transgênero, você tem que encarar a dura realidade de passar o resto da sua vida em um mundo que é abertamente hostil contra você."


No texto, a diretora afirma ser uma das que têm sorte de ter uma família que a apoia e que pode pagar médicos e terapistas, e que muitos sem as mesmas oportunidades não sobrevivem ao processo.

Lilly, juntamente com sua irmã Lana ficou muldialmente conhecida pelos filmes A viagem, Matrix, além da série Sense8.