Uma das grandes expectativas da noite se concretizou. Leonardo DiCaprio finalmente venceu o Oscar de melhor ator, por O regresso. Com isso, ele deixa a maldita lista de atores consagrados, mas que não foram premiados pela Academia, como Brad Pitt e Johnny Depp. Em O regresso, Leonardo diCaprio vive o explorador Hugh Glass, que, após ser atacado por um urso, é abandonado pelos parceiros no meio da floresta no inverno.
Em seu agradecimento, Leonardo disse que o trabalho em O regresso foi "incansável" e agradeceu a parceria com Tom Hardy "dentro e fora das telas". Ele ainda ressaltou a importância do diretor Alejandro G. Iñarrit; para o cinema como um todo.
Sem esquecer diretores com quem já trabalhou, Leonardo lembrou de nomes como Martin Scorserse, com quem já gravou quatro filmes.
A militância ambiental não foi deixada de lado. Leonardo DiCaprio lembrou da dificuldade de encontrar locações com neve em meio ao aquecimento global.
Na plateia, colegas se emocionaram com a vitória do ator. Parceira de Titanic, Kate Winslet foi às lágrimas.
A luta pela sobrevivência e a sede de vingança do protagonista fazem com que DiCaprio se destaque na interpretação, muitas vezes usando o olhar como principal artifício dramático.
Antes de ganhar o Oscar, DiCaprio levou, por O regresso, o Globo de ouro de melhor ator dramático e o SAGs, entre outros troféus. As quatro indicações do ator ao Oscar anteriormente foram: O lobo de Wall Street (2014), Diamante de sangue (2007), O aviador (2005) e Gilbert Grape: Aprendiz de sonhador (1994).