Na estrada há nove anos, o grupo brasiliense Surf Sessions, formado por Rafael Monte Rosa (guitarra e voz), Renato Azambuja (percussão e voz), Felipe Bittencourt (violão e voz), Júnior Fernandes (bateria) e Jorge Bittar (teclados), resolveu abraçar de vez a veia autoral. No fim do ano passado, o grupo lançou o CD e DVD Somos sol, em que apresenta 16 faixas inéditas compostas pelo quinteto. ;Algumas músicas estavam guardadas, outras nasceram no processo de oito meses até a gravação do álbum;, explica o vocalista Azambuja.
Outra novidade é que o grupo dividiu a gravação entre captações na Bahia e no Distrito Federal. A primeira parte do DVD mostra o lado mais praiano do grupo; por isso, foi gravada na região litorânea, onde os artistas têm uma base de fãs em Trancoso, Arraial D;Ajuda e Caraíva. Já a segunda foi em um teatro na capital federal e fortalece as raízes candangas da banda e o lado mais urbano das composições. ;Construímos uma história legal no sul da Bahia. A ideia foi manter esse vínculo com a região. E Brasília é a nossa casa, nosso local de trabalho;, completa.
Esse é o quarto material do grupo, que já lançou Corre pro mar (2010), Surf in tha house (2012) e Acústico Surf Sessions Ao vivo em SP (2014). Em todos os anteriores, a banda sempre apostou em intercalar autorais e covers. Desta vez, em Somos sol, é o lado Surf Sessions que fala mais alto. A sonoridade, como de costume, tem inspiração em diferentes vertentes, como rap, reggae e rock, que se encontram na surf music. ;Acho que o Surf Sessions é mais do que uma banda, é a ideia de um estilo de vida. Somos todos filhos de cariocas ou nordestinos, locais em que há essa cultura da praia. Mas também valorizamos a natureza, a positividade, o esporte... Temos essa raiz que se mostra nas canções;, analisa Renato Azambuja.
Som da praia
Até por isso a banda tem investido em projetos além da música, como a criação de uma marca de lifestyle. Eles vendem bonés e camisetas da Surf Sessions no site oficial. ;Inicialmente, criamos um visual focado na banda, mas queremos expandir e trazer uma ideia de surf;, conta o cantor.
O show de lançamento oficial do CD e DVD Somos sol será em Brasília. A data ainda não foi definida, mas a ideia do grupo é fazer em um local aberto, como o Parque da Cidade ou a Ermida Dom Bosco. Depois, a banda pretende fazer mais lançamentos no Rio de Janeiro, em São Paulo, na Bahia e em Belo Horizonte. ;O cenário está girando, se solidificando; Brasília exporta música há muito tempo. É um pouco mais demorado, mas os artistas da capital têm muita força lá fora;, afirma Azambuja.
Projeto Somos Sol
De Surf Sessions. Laser Disc, 16 faixas. Preço médio: R$ 20.