Teve até trechinho de ;Garota de Ipanema; no show que a banda Rolling Stones apresentou neste sábado no Maracanã, no Rio de Janeiro, abrindo a turnê ;Olé; no Brasil. Cerca de 66 mil fãs foram ao estádio de futebol mais famoso do país para ver de perto Mick Jagger, Keith Richards, Charlie Watts e Ron Wood tocar alguns dos clássicos do grupo de rock mais antigo do mundo.
"Olá, Rio", saudou Jagger, que até puxou o ;s; ao se dirigir aos ;cariocax;, relembrando a antológica apresentação de sua banda, há 10 anos, na Praia de Copacabana. Gratuito, aquele show reuniu 1,2 milhão de pessoas -- recorde stoneano para roqueiro nenhum botar defeito. ;É bom ver vocês de novo;, disse ele ontem, ovacionado pelo público.
"If you start me up/ If you start me up I;ll never stop/ If you start me up/If you start me up I;ll never stop". Com o clássico ;Start me up;, a banda abriu o show. "Se você me ligar/ eu nunca pararei", diz a letra do rock pauleira com que Mick Jagger iniciou a agenda brasileira da turnê ;Olé;. O último show deles no país foi justamente o megaevento em Copacabana.
Previsto para as 21h30, o show começou às 21h52 devido às chuvas que caíram durante a tarde na capital fluminense. Houve vaias e problemas nos telões de LED antes de Mick Jagger, Keith Richards, Charlie Watts e Ron Wood serem recepcionados com entusiasmo pelos fãs.
Mais cedo, Lucas Jagger, filho de Mick Jagger com a apresentadora Luciana Gimenez, contou à imprensa que o público brasileiro escolhera a canção ;Like a rolling stone;, de Bob Dylan, para ser cantada no Maracanã, depois da enquete que a banda do pai promoveu na internet. Esta canção, aliás, fez história no Brasil: em 1998, ela foi cantada pelos roqueiros ingleses e pelo próprio Bob Dylan em show realizado na Praça da Apoteose, no Sambódromo carioca. Na época, os Stones rodavam o mundo com a turnê ;Bridges of Babylon;.
Mick, de 72 anos, exibiu seu famoso rebolado (que, dizem, inspirou até Caetano Veloso), vestindo pretinho básico,além de blusas verde e rosa. Keith Richards brindou o público com riffs e solos de guitarra. A bela balada ;Angie; (que Luciana Gimenez, ex de Jagger, queria ouvir no Rio) entrou no set list. O público aplaudiu a valer os rapazes, que, afinal de contas, somam 286 anos de rock and roll. Mick e Keith completaram 72 primaveras; Charlie Watts tem 74 anos; e o ;caçula; Ron Wood (que será pai de gêmeos este ano) tem 68. Banda septuagenária? Pode ser, mas o Maracanã tremeu na hora de Simpathy for devil. É chichê, mas todo mundo cantou junto. Jumping Jack Flash também empolgou. ;Satisfaction; encerrou a noite, como previsto. Sem bis.
A turnê ;Olé; ainda promete muito rock aos fãs brasileiros. Dias 24 e 27, os Stones vão se apresentar no Estádio do Morumbi, em São Paulo, seguindo para Porto Alegre, onde cantam em 2 de março, no Estádio Beira Rio.