Estreia hoje o longa inspirado na novela Os dez mandamentos, da rede Record. A história de Moisés repete o sucesso televisivo nas telas de cinema. Em apenas duas semanas de pré-venda, o filme já bateu a marca de 2,4 milhões de ingressos vendidos. Ao que tudo indica, Os dez mandamentos ; O filme não se tornará apenas a maior bilheteria nacional do ano, mas ultrapassará Tropa de elite 2 como a produção brasileira mais vista no país.
O filme bíblico é o primeiro do gênero a ocupar mais de 1.000 salas de cinema no Brasil. Dirigida por Alexandre Avancini e com roteiro de Vivian de Oliveira, a película traz o mesmo elenco que a produção televisiva, entre eles Guilherme Winter, Sérgio Marone, Giselle Itié, Samara Felippo e Sidney Sampaio. Apesar de boa parte da trama já ter sido transmitida na Record, a produção apresentará um final inédito e cenas adicionais que ligam a primeira temporada da novela a segunda, que tem estreia prevista para o começo de março.
Uma das grandes promessas do longa é a cena na qual Moisés divide o Mar Vermelho, permitindo a fuga dos judeus. Os soldados egípcios que os perseguem morrem na sequência quando o mar volta a se fechar. Os efeitos especiais da cena impressionaram os telespectadores e devem se traduzir belamente para a telona. Apesar do uso abusivo da câmera lenta, a trajetória do profeta e seu povo pelo Mar Vermelho vale a experiência cinematográfica.
Foram usadas quatro rampas de madeira e metal de 12 metros de altura que despejavam 12 mil litros de água sobre atores e figurantes. A pós-produção foi feita em Los Angeles no estúdio Stargate, responsável pelas séries The walking dead, CSI e Revenge. O custo de produção da sequência ultrapassou a marca de R$ 1 milhão.
1) Star wars: o despertar da Força era o recorde de pré-vendas com 645 mil ingressos vendidos. Os dez mandamentos bateu a marca de 2,4 milhões.
2) O filme funcionará como prequel da segunda temporada da novela que estreia em março.
3) O longa contará a história de Moisés desde o nascimento até o encontro com Deus no Monte Sinai
4) É a primeira trama bíblica a alcançar 1 mil salas de cinema