Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Curitibano usa Brasília como cenário para retratar nudez feminina

Enquanto usa a luz para esculpir corpos femininos,Leonardo Maceira também fica atento a outra dimensão de igual valor em seu projeto: a paisagem ao seu redor

A nudez na fotografia já não é um tabu como fora antigamente. Pipocam, diariamente, projetos que reúnem corpos sem roupa ao tratamento peculiar dos apaixonados pela arte de desenhar com a luz. A internet tem sido terreno fértil a esse tipo de narrativa visual, que tem por norte novas maneiras de retratar a sensualidade. Realistas, libertários, niilistas, comerciais, amadores ou profissionais, ensaios dentro dessa proposta costumam fazer sucesso na rede.

Foi o que aconteceu com o projeto Nu Mondo. Enquanto usa a luz para esculpir corpos femininos, o curitibano Leonardo Maceira também fica atento a outra dimensão de igual valor em seu projeto: a paisagem ao seu redor. Ex-jogador de futebol na Itália, o jovem de 24 anos cursava faculdade de cinema quando decidiu dar a volta ao mundo pedindo carona. Por 15 meses, viajou toda a América Latina sem um tostão. A tour resultou nas imagens de Os lugares de cada um, site com milhares de cliques diários.

O Nu Mondo surgiu a partir dessa iniciativa. Com uma câmera digital, Maceira integra mulher e cenário ao ar livre na mesma imagem, em equilíbrio, mas em cliques que tentam fugir do óbvio e do facilmente reconhecível. ;Consegui unir o nu com a beleza desses locais. Fiz fotos em lugares de Brasília que nem pessoas daí sabem onde é. Tento manter uma subjetividade, para que os moradores vejam as imagens e não as reconheçam em um primeiro momento. A fotografia não é a realidade, é uma arte em cima da realidade;, afirma.

Na capital até o fim do mês, Maceira já clicou mais de 40 mulheres. Pretende fazer pelo menos mais 20 ensaios. O Lago Paranoá, a Ermida Dom Bosco, a Ponte JK, as tesourinhas, as cachoeiras (como o Córrego do Urubu), a Praça dos Cristais e a Chapada dos Veadeiros foram alguns pontos turísticos explorados por Leonardo. Para conseguir as imagens com certo sossego, o segredo é chegar cedo, antes que a cidade acorde.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique .