Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Aproveite as férias de verão para iniciar alguma atividade cultural

Quem passa as férias na capital pode aproveitar o tempo livre para praticar habilidades já conhecidas e descobrir novos talentos

Quem disse que o período de férias não pode ser usado para aprender? Não faltam opções de cursos de artes para crianças, adolescentes e adultos. É possível encontrar aulas de dança, música, idiomas, instrumentos musicais, desenho, fotografia.

Ideal para aproveitar da melhor maneira possível o tempo livre que aparece nesta época, o aprendizado artístico pode acabar com o estresse do trabalho e dos estudos, além de possibilitar descobertas que poderão ser trabalhadas durante o restante do ano.
[SAIBAMAIS]
Dayse Hansa, produtora cultural do teatro Mapati, acredita que cursos ou oficinas de artes são ações formativas que possibilitam ativação/interação de cognitivos não estimulados em crianças, jovens e adultos. Para driblar o pouco tempo, a produtora tem uma receita: ;Nós trabalhamos com o sistema de oficinas que pressupõem trabalho com processos e resultados, o que faz com que as oficinas sejam bem dinâmicas. Além disso, algumas delas têm ações imersivas;.

; Aprenda se divertindo

Cursos gratuitos
Dança, jornalismo e percussão
O programa Jovem expressão abre 90 vagas para oficinas de jornalismo comunitário, percussão e dança afro. As inscrições estão abertas até 22 de janeiro pela página do programa. As aulas, que acontecem entre 15h e 18h, são gratuitas e começam em 15 de fevereiro.

Teatro, música, dança e produção cultural
A associação artística Mapati realizará oficinas de arte para jovens e adultos, com idades entre 16 e 29 anos, na sede da companhia, que fica na Asa Norte. As oficinas são gratuitas, com vagas limitadas, e abrangem as áreas de iniciação teatral, produção cultural, música, artes visuais, iluminação cênica e dança. Para a produtora cultural Dayse Hansa, o principal requisito na seleção dos candidatos é a disposição para o processo criativo. Informações: 3347-3920.

Desenho japonês, mandalas e contação de histórias
O programa educativo Gente Arteira, da Caixa Cultural, retoma as atividades em janeiro e grupos podem agendar sua participação nas oficinas de mandalas, fantoches e contação durante todo o mês. As aulas de desenho acontecem entre os dias 12 e 15 deste mês.

; Cursos pagos


Dança
Tatiana Araújo é dançarina no estilo urbano, faz aulas há 8 anos e conta que sempre participa das oficinas de verão para ampliar seu repertório artístico. ;É sempre bom fazer aulas nessa época para experimentar modalidades diferentes, conhecer pessoas diferentes e aumentar minha experiência com a dança;, declara Tatiana, que fará o curso de verão da Juliana Castro.
O instituto de dança Juliana Castro abre vagas para cursos intensivos em diversas modalidades, como balé clássico, contemporâneo, street dance, street jazz e dança do ventre, entre 11 e 31 de janeiro, na 508 Sul. Mais informações: www.julianacastro.com.br.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.