Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Globo de Ouro anuncia vencedores no domingo; confira filmes que tem chance

O prêmio serve como um dos termômetros do Oscar, que revela os indicados em janeiro e premia em fevereiro

Na época em que as atenções dos brasileiros se voltam para a possibilidade de um Globo de Ouro para o brasileiro Wagner Moura, que emplacou indicação de melhor ator, na televisão, pela série Narcos, a indústria de Hollywood começa a quebrar a cabeça para montar a provável lista de indicados ao Oscar, em cinema. Bom termômetro da futura festa, o Globo de Ouro ; a ser entregue domingo ; já apontou algumas tendências, ao valorizar indicações de atores parceiros no mesmo filme e ao concentrar foco em dramas construídos a partir de eventos reais.


[SAIBAMAIS]O eterno confinamento de uma criança, num cômodo, a partir de história real, por exemplo, inspirou o enredo de O quarto de Jack, indicado a melhor filme, e que pode render prêmio para a atriz Brie Larson, no papel de uma forte mãe. Brie, por sinal, integra o elenco da comédia Descompensada, candidata a melhor fita (no gênero), e que rendeu projeção para a indicada Amy Schumer, atriz de série de tevê (dona de programa próprio). Em Descompensada, ela vive um ciclo de bebedeira e sexo casual. A vida do gênio Steve Jobs, no filme homônimo, trouxe indicação tanto para o protagonista, Michael Fassbender, quanto para a coadjuvante, Kate Winslet. Outro exemplo de ator absorvido por personagem verídico é Paul Dano, que, aos 32 anos, vive maré de reconhecimento com Love & mercy, mesmo em escala coadjuvante.

No longa, ele dá vida ao jovem Brian Wilson, quando da fundação do Beach Boys. ;Fui a favor da identidade dele, e convoquei todos os fantasmas e anjos que baixaram, porque Brian se excedia quando estava nos estúdios;, explicou, à mídia estrangeira, ao ressaltar que tocou e cantou, ao vivo, nas cenas. Dano é outro nome do elenco de Youth, drama comandado pelo italiano Paolo Sorrentino, e que trouxe para os holofotes Jane Fonda, candidata ao Globo de Ouro, no posto de coadjuvante, ao lado de experientes colegas, como Jennifer Jason Leigh e Helen Mirren.

Entre tantos retratos cavados no realismo, Mad Max: estrada da fúria, O regresso e Carol (todas as fitas destacadas para competir como filme) parecem algo deslocadas. Desde já, O regresso (que crava a 10a circunstância para Globo de Ouro, ao candidato Leonardo DiCaprio), porém, é visto com forte potencial para o Oscar. DiCaprio deverá ter a quinta indicação ao prêmio máximo do cinema, na pele do ex-soldado Hugo Glass, que, no século 19, perde a mulher e o filho, em hábitat selvagem.

Assim como Joy: O nome do sucesso (criado na origem dos êxitos da inventora Joy Mangano, personificada pela indicada ao Globo de Ouro Jennifer Lawrence), Carol promete apresentar mulheres fortes, na trama originada pelo texto O preço do sal, de Patricia Highsmith, e que coloca em fuga de casa (diante de romance, à época, escandaloso) as personagens vividas pelas candidatas ao prêmio Cate Blanchett e Rooney Mara.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.