Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Harper Lee lidera vendas em 2015 nos EUA com 'Vá, coloque um vigia'

Segunda obra publicada da autora passa temporalmente antes do seu livro emblemático 'O sol é para todos'

A escritora norte-americana Harper Lee, de 89 anos, liderou a venda de livros em 2015 nos Estados Unidos com Vá, coloque um vigia, sendo esse seu segundo livro.

De acordo com dados do instututo Nielsen, a escritora vendeu 1,6 milhão de exemplares nos EUA e foi lançado em julho. O livro bateu record de números de exemplarres vendidos em um só dia, superando O símbolo perdido, de Dan Brown.

Na lista geral dos livros mais vendidos de 2015, ficou em segundo lugar Velha escola, o décimo volume da série O diário de um banana de Jeff Kinney, que vendeu 1,5 milhão de exemplares em papel nos Estados Unidos. Completando o pódio, em terceiro lugar, a quarta parte da série Cinquenta tons de cinza, da britânica E.L. James, com 1,4 milhão de cópias vendidas desde seu lançamento nos Estados Unidos em 18 de junho.

A primeira obra de Lee, foi lançada há quase 55 anos, O sol é para todos, um livro emblemático que faz sucesso até hoje por tratar de temas como racismo e injustiça e foi premiado com um Pulitzer em 1961. Curiosamente o livro Vá, coloque um viagia foi escrito antes do O sol é para todos, mas nunca tinha sido publicado. A obra marca o retorno de uma das maiores escritoras do século 20.

[SAIBAMAIS]O romance também passa no Alabama, Jean Louise Finch, mais conhecida como Scout, a heroína inesquecível de O sol é para todos, está de volta à sua pequena cidade natal para visitar o pai, Atticus. Vinte anos se passaram. O pano de fundo, passa em meados dos anos 1950, no começo dos debates sobre segregação, e os Estados Unidos estão divididos em torno de questões raciais. Confrontada com a comunidade que a criou, mas da qual estava afastada desde sua mudança para Nova York, Jean Louise passa a ver sua família e amigos sob nova perspectiva e se espanta com inconsistências referentes à ética e a pensamentos nos âmbitos político, social e familiar.

No Brasil, o livro foi publicado pela editora Record, através do selo José Olympio.

Harper Lee vive, atualmente, em uma casa de repouso em sua cidade natal, Monroeville, no Alabama, e sofre deficiências visuais e auditivas.