Nesta época natalina, os amantes de corais têm a oportunidade de assistir a apresentações de diversos grupos ; com várias formações ; em diferentes pontos da capital. Um desses coros é a Serenata de Natal, formado exclusivamente por voluntários, que se apresenta em quadras, espaços de grande circulação e pontos turísticos da capital.
;O grupo é totalmente aberto, pedimos apenas doação de 1kg de alimento não perecível no ato da inscrição e mais 5kg, quando o material ; gorro e camiseta ; chega;, explica Francisco Evangelista da Silva, parte da equipe de organização do coral. Evangelista conta que, além da programação prevista de visitas às quadras e outros pontos da cidade, o coral costuma se apresentar em creches, hospitais e abrigos para idosos
O Cantus Firmus é outro coral que faz exibições durante o mês de dezembro. Criado em 1992, o grupo é um dos que se destacam na capital e em festivais internacionais. Esse ano, o conjunto de vozes fará parte da programação dos Correios, além de outras apresentações pontuais.
Para maestros que trabalham com essas formações, os corais abrem portas para uma descoberta musical. ;O coral é uma ótima maneira de as pessoas perderem o medo do palco; o bom cantor de coral é aquele que gosta do anonimato;, diz Alexandre Innecco. Ele mesmo é um exemplo disso. ;Comecei em 1986, cantando no Coral da Universidade de Brasília, e dali fui ser cantor profissional até que chegar ao posto de maestro;, relembra.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.