Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Fotógrafo reproduz cenas de Star Wars com miniaturas e itens culinários

Finlandês utilizou fermento em pó, farinha de milho e papel alumínio para imitar cenário. Ele lançou um livros com imagens e making-off


O finlandês Vesa Lehtim;ki, 48 anos, deitou-se no chão do quarto do filho e começou a fotografar os brinquedos do garoto, com a intenção de, mais tarde, fazer um livro de imagens. Ao clicar bonecos dos filmes Star wars, porém, ele mudou o rumo do plano, iniciado em 2009: passou a registrar cada detalhe somente dos personagens da superprodução americana. O projeto evoluiu. Vesa comprou miniaturas de Lego de Darth Vader, Stormtroopers e demais figuras da franquia e criou, há dois anos, um ensaio inspirado nas cenas clássicas dos seis longas-metragens.

[SAIBAMAIS]Itens da própria cozinha de Vesa compuseram os cenários do ensaio: fermento em pó virou "neve", farinha de milho se transformou em "areia" e papel alumínio imitou montanhas do planeta Hoth. As imagens estão disponíveis na página dele no Flickr.

;Quando o Lego Technic ; linha de tratores, guindastes e retroescavadeiras ; foi lançado, eu tinha 10 anos e mergulhei nisso com todo o meu coração. Construí mundos com todos aqueles eixos e pinos e outros enfeites;, relembra Vesa.

O ensaio virou o livro Small scenes from a big galaxy (Pequenas cenas de uma grande galáxia, em tradução livre), lançado em novembro, um mês antes da estreia do sétimo filme da franquia, Star wars: O despertar da força, prevista para o próximo dia 17. A publicação reúne fotos inéditas e making-off. ;Há imagens no Flickr que levaram uma hora para serem feitas. Para fotografar outras, do livro, precisei de uma noite;, conta o designer, que admite: algumas fotos foram editadas digitalmente.

;Eu tento não ter que mexer nas imagens. Mas, às vezes, preciso encaixar uma lua nelas. Aí uso programas de edição;, exemplifica. Vesa ressalta a maior parte das fotografias não alterou a maioria das fotos.

Graduado em design gráfico, ele trabalhou em revistas de Helsinki, capital da Finlândia, como diretor de arte, até 2006, quando deixou o emprego para trabalhar como ilustrador, profissão que ele mantém até hoje.