Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Princípes, princesas e personagens encantados se tornaram virais na web

Com e fotos criativas e comentários engraçados, clássicos como A Branca de Neve e Peter Pan incentivam o mundo da imaginação na rede social

Em contos, livros, filmes e agora internet, personagens encantados tomam conta dos pensamentos de diferentes gerações. Se procurar acreditar em fadas, como diz o Peter Pan ao cantar ;eu acredito em fadas, acredito; acredito;;, e ver o mundo de um jeito mágico, adultos e crianças poderão notar que os príncipes e princesas dos sonhos estão por aí, simplesmente para contemplar os pensamentos bons.

Até o Facebook, que anda ocupado com discussões, ofensas e manifestos, guarda páginas encantadas. A Branca de Neve, a Cinderela, a Bela, a Rapunzel, a Ariel, a Jasmine, a Pokahontas, todos os príncipes da Disney, os sete anões, a Rainha Elsa, o Peter Pan e muitos outros personagens tem um perfil na plataforma, e com comentarios engraçados fazem os internautas viajarem no mundo da imaginação.

Por meio de fotos, frases e comentários, as páginas, que são administradas por fãs dos personagens, passam a sensaçaão de que o mundo dos príncipes e princesas, de fato, existe. E defendem que desde a crença no Papai Noel até nos seres mágicos, que fazem a história de diferentes culturas tem como objetivo levar esperança para o caração e criar um mundo mais bonito.

Branca de Neve

Cada perfil foca nas características de determinado ser mágico e com brincadeiras que remetem às histórias encantadas, levam a imaginação para o mundo virtual. ;Já que a internet está cheia de coisas ruins e a vida de todo mundo é muito corrida, achamos importante trazer um pouco de alegria e nostalgia para a rede social;, explica a administradora da página da Branca de Neve, ao falar que, apesar dos comentários azedos dos vilões, o objetivo do projeto é espalhar a doçura e felicidade.

;Precisamos sorrir mais, relaxar mais e nos estressar menos. Esse é o nosso objetivo e não há temática melhor pra fazer isso do que os filmes da Disney, que fizeram parte da infância de todos nós;, acrescenta a administradora do perfil.

Para ela, a Branca de Neve é pura e muitas vezes inocente. Sabe respeitar as diferenças e o jeito de ser de cada pessoa, o que se pode perceber ao observar a relação da princesa com os amigos anões. ;Por meio da personalidade boa e marcante dos príncipes e princesas passamos o bem e tentamos ser engraçados nos comentários para fazer as pessoas rirem e entrarem na história;, conta.

Ainda segundo a Branca de Neve virtual, ela e os outros personagens não esperavam que as páginas se tornassem virais e que alcançassem uma repercussão tão grande. ;Recebemos mensagens de pessoas dizendo que estavam tristes e com as nossas páginas puderam sorrir, além daquelas que dizem se sentir dentro de um conto de fadas ao ler os comentários;, e completa, ;Nosso pagamento são os sorrisos, o carinho e a gratidão de todos que nos seguem;.

Segundo ela, o grupo de princesas do qual pertence tem 41 personagens, que utilizam fotos coletadas na internet e enviadas por fãs para compor o perfil. E acrescenta que, por mais que os componentes tenham uma relação ao estarem fantasiados no Facebook, na vida real, não se conhecem, e apesar de alguns trabalharem com festas, decoração e animação, fazem a brincadeira apenas no mundo virtual.

Peter Pan

Já o Peter Pan, que não faz parte do grupo das princesas, mas também ocupa o Facebook diz que pretende levar os encantos para o mundo real. Por meio de arrecadações de brinquedos, o administrador do personagem, que é morador de Angra dos Reis (RJ), pensa em fazer projetos sociais. O primeiro será este ano, com a campanha Panoel.

Segundo ele, que tem 20 anos e é fã do personagem desde de que se entende por gente, Pan é um menino valente, guerreiro e um pouco genioso. ;Até hoje olho pro céu e procuro nas estrelas o portal para a terra do nunca quando tenho algum problema pessoal;, como conta o administrador, que diz que acreditar na magia do personagem o ajudou a superar as dificuldades da vida, que surgiram após descobrir que todas as pessoas do mundo crescem.

;A ideia surgiu quando percebemos que a internet se tornou um lugar de guerra, com pessoas trocando ódio gratuitamente sem perceber que todo mundo poderia ler aquele conteúdo, principalmente as nossas crianças;, disposto a compartilhar o encanto pelo mundo das fadas, o menino juntou umas pessoas conhecidas e outras não para montar o grupo virtual e criar o perfil de alguns seres mágicos, que, com as fotos da Disney Park, constroem a vida dos personagens nos dias de hoje.

;Na adolescência minha mãe me falava que eu tinha síndrome do Peter Pan;, como explica o jovem, que recebia críticas pelo jeito de eterno menino, mas aos poucos viu que não precisava crescer por completo. Amadurecer, mas continuar com a doçura e sensibilidade infantil o ajudaria a ver as coisas de uma forma diferente. ;Hoje o próprio Pan me ajuda a amadurecer, suas frases marcantes e sua personalidade única me ajudam a ter compromisso e mesmo assim continuar tendo o coração de um eterna criança;, completa o administrador.

Segundo o rapaz, é de extrema importância manter a magia viva, e, como lembra o próprio Peter, ;quando a magia se perde, os personagens desaparecem, e não é isso que a gente quer;. Para o administrador do perfil no Facebook, depois que as crianças conheceram os tablets, celulares, e outros aparelhos eletrônicos, os livros ficaram um pouco de lado, então, para mostrar que a histórias ainda existem nada mais justo do que levar os contos até as crianças de um jeito diferente.

Segundo o rapaz, é preciso saber que no meio das estrelas, voando pela terra do nunca, há um menino sorrindo, e que, se acreditar como esse menino, apesar da vida tentar lhe derrubar, você vai conseguir voar. ;Quando entro na página de Peter, o menino de Angra Dos Reis acaba, e o personagem ganha vida;, para ele, ao passar os sentimentos de Peter Pan para o mundo, a história sai das gavetas e prateleiras empoeiradas para o coração de quem acredita.