Depois de uma espera que deixou os artistas com os nervos à flor da pele, foram revelados os vencedores do 12; Prêmio Sesc do Teatro Candango, a única mostra competitiva de teatro do Distrito Federal. Os oito espetáculos selecionados (entre adultos e infantis) foram apresentados entre 24 e 29 de novembro, mas os ganhadores foram conhecidos somente na cerimônia de premiação, que animou o espaço Unique na noite de 8 de dezembro. Ao todo, R$ 22,5 mil foram entregues.
O grande destaque foi a peça A vida impressa em xerox, do Teatro de Açúcar, que terminou com quatro estatuetas. Inclusive, com a principal delas: melhor espetáculo. Logo em seguida, o grupo ATA aparece com três troféus por conta de Punaré & Baraúna. O diretor do trabalho, o cânone Hugo Rodas, foi eleito melhor diretor. Luiza Guimarães, de A vida impressa em xerox, foi eleita a melhor atriz (curiosamente, ela competia na categoria com as duas colegas de cena) e Tulio Starling escolhido melhor ator por Desbunde.
Além de A vida impressa em xerox, os espetáculos Punaré & Baraúna e Miguelim inacabado (Semente Cia. De Teatro) foram selecionadas para participar da edição local do Palco Giratório 2016, quando terão a oportunidade de circular pelos espaços do Sesc no DF. Uma das peças poderá ser indicada, em 2017, a integrar a programação do Palco Giratório Nacional e rodar o país. Entre os infantis, Achadouros, dirigido pelo veterano José Regino, terminou como melhor espetáculo e também circula pelo DF no próximo ano.
O júri da mostra adulta foi formada pelo crítico de teatro do Correio Braziliense, Diego Ponce de Leon (DF), pelo diretor e professor Zé Alex (RJ), pela atriz e diretora da Funarte, Débora Aquino (DF), e pela professora, gestora e produtora cultural Viviane da Soledade (RJ).
O Sesc aproveitou a oportunidade para homenagear alguns artistas. Os brasilienses Chico Simões e a Cia. Os Melhores do Mundo foram celebrados, assim como a atriz Vera Holtz.
O Sesc aproveitou a oportunidade para homenagear alguns artistas. Os brasilienses Chico Simões e a Cia. Os Melhores do Mundo foram celebrados, assim como a atriz Vera Holtz.
Confira os vencedores de todas as categorias:
- Melhor espetáculo: A Vida Impressa em Xerox
- Melhor espetáculo infantil: Achadouros, de José Regino
- Melhor direção: Hugo Rodas ; Punaré e Baraúna
- Melhor atriz: Luiza Guimarães - A Vida Impressa em Xerox
- Melhor ator: Túlio Starling ; Desbunde
- Melhor cenografia: A Vida Impressa em Xerox ; Marco Michelangelo e Gabriel F.
- Melhor iluminação: Raquel Rosildete ; Punaré e Baraúna
- Melhor figurino: Miguilim Inacabado ; Ricardo César e Valdeci Moreira
- Melhor sonoplastia: Punaré e Baraúna ; ATA, Cacai Nunes, Dani Neri, Hugo Rodas
- Melhor dramaturgia: A Vida Impressa em Xerox ; Marco Michelângelo