O carioca Pedro Henrique se diz um rapaz sensível e emotivo. Chora fácil com filmes dramáticos e vê poesia na banalidade do cotidiano. E, sobretudo, sente muita vontade de se comunicar com o mundo. O resultado da equação foi o projeto @umcartao, uma conta nas redes sociais na qual decidiu compartilhar com o internauta cartões virtuais com desenhos e frases capazes de sintetizar as emoções diante da contemplação do mundo. De uma média de 50 seguidores anuais, em maio de 2014, Pedro viu o número crescer. Hoje, são 688 mil seguidores e mais de 20 milhões de curtidas. O carioca, de 26 anos, enxergou ali um potencial e decidiu levar o projeto do mundo virtual para o real. O livro Um cartão reúne 49 dos 1.663 posts publicados no aplicativo e chega às livrarias em edição da Fábrica 231.
Saiba Mais
Os cartões podem ser destacados do livro e oferecidos ou emoldurados. Podem circular, uma ideia que, para Pedro Henrique, é perfeita. No site, a existência e a circulação são virtuais. As pessoas são marcadas, se conectam e leem o conteúdo, mas não o tiram da rede. No livro, as mensagens ganham uma existência mais concreta. “Quando pensei no livro, pensei que seria legal se a pessoa pudesse interagir, arrancar a página. O livro é o Instagram da vida real, e o cartão deixa de ser virtual”, repara o autor.
Desde muito menino, Pedro Henrique escreve frases e monta cartões para celebrar datas especiais na família. Formado em direito, ele diz que gosta de sintetizar ideias em frases e ver como as pessoas reagem. A maioria dos dizeres fala direitamente com o leitor ou se resume a pequenos pensamentos existenciais. “Gosto sempre de deixar que as pessoas interpretem”, explica. Pedro Henrique também é o responsável pela arte dos cartões. É ele quem cria toda a parte gráfica, que pode envolver desenhos, colagens e até fotografias. Para o Instagram, cria tudo no papel e fotografa para depois postar. Nada é feito diretamente no computador.
Um cartão
De Pedro Henrique. Fábrica 231, 192 páginas. R$ 24,50.
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