Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Prêmio Sesc do Teatro Candango investe na diversidade cênica da cidade

A 12ª edição da única mostra competitiva do DF acontece entre 24 e 28 de novembro


A cada ano, a classe artística e o público interessado encaram crises de ansiedade à espera do Prêmio Sesc do Teatro Candango. Trata-se da única mostra competitiva de teatro no Distrito Federal. O aguardo inicial se deve à divulgação dos espetáculos selecionados. Posteriormente, os artistas envolvidos passam a contar os dias para o início dos trabalhos.
Por conta dos prêmios entregues e da visibilidade gerada, a mostra costuma abrir portas para os nomes que se destacam a cada edição. Entre os vencedores de anos anteriores, por exemplo, estão Juliano Cazarré e Rosanna Viegas, que constroem sólida carreira na tevê, no cinema e nos palcos.
Em 2015, foram 41 projetos inscritos. Apenas oito acabaram selecionados, sendo cinco espetáculos adultos e três infantis. O repertório chama a atenção pela diversidade dos conteúdos e temáticas propostas. As apresentações acontecem entre 24 e 28 de novembro, no Sesc Garagem (913 Sul), às 20h (adultos) e às 16h30 (infantis). A comissão julgadora será formada por especialistas em artes cênicas do Sesc nacional e por nomes da cidade reconhecidos pelo notório saber em teatro, a serem divulgados na véspera da mostra.
Ao todo, R$22,5 mil serão entregues aos vencedores nas categorias Espetáculo Adulto, Espetáculo Infantil, Direção, Atriz, Ator, Dramaturgia, Cenografia, Iluminação e Sonoplastia. Três peças adultas e uma infantil serão escolhidas para integrar o Palco Giratório - Brasília 2016, concorrendo, posteriormente, a uma possível inserção no projeto nacional de 2017.

Confira os selecionados:

// Espetáculos adultos

Punaré e Baraúna - ATA - Agrupação Teatral Amacaca ; Hugo Rodas
A Vida Impressa em Xerox - Cia. Teatro de Açúcar
Quando o Coração Transborda - Cia. Esquadrão da Vida
Miguelim Inacabado - Cia Semente de Teatro
Desbunde - Juliana Drummond e Abaetê Queiroz

// Espetáculos infantis

Abigail e a Girafa - Direção Mirian Virna
Achadouros - Cia. Casulo Direção: José Regino
Elizabeth Tudo Pode - Cia. Yinspiração. Direção: Luciana Martuchelli