postado em 14/11/2015 22:11
Pela primeira vez na história do Brazilian International Film Festival (BIFF), que está em sua quarta edição, um filme brasileiro participou e ganhou um prêmio. Crônicas da demolição, de Eduardo Ades, ganhou como melhor filme na categoria documentário. O longa-metragem conta a história da demolição do Palácio Monroe, no Rio de Janeiro, a antiga sede do Senado Federal.
[SAIBAMAIS]Já na categoria ficção, o prêmio foi para a fita alemã, Labirinto de mentiras, dirigida por Giulio Ricciarelli. A trama se passa nos anos 1950 e conta a história de um jovem procurador que está determinado a revelar as atrocidades cometidas por seus compatriotas durante a Segunda Guerra Mundial.
A votação foi feita pelo público que foi prestigiar as produções. Cada expectador recebia uma cédula e dava uma nota para o filme visto. Foi feita uma média das notas e os mais bem colocadas levaram o prêmio.
Neste ano o cineasta argentino Luis Puenzo, que dirigiu A história oficial, foi o homenageado. O filme citado foi o primeiro latino-americano a levar um Oscar na categoria estrangeiro, há 30 anos.
Amanhã ainda serão exibidos alguns filmes no espaço, como a reprise dos dois ganhadores, Crônicas da demolição e Labirinto de mentiras, além de sessão infantil e o filme homenageado, A história oficial.