Renata Rios
postado em 14/11/2015 07:34
A febre das plataformas de streaming foi além das séries e filmes e chegou aos aficionados por histórias em quadrinhos. O Cosmic é uma iniciativa de quatro brasileiros ; o jornalista George Pedrosa, o designer José Lacerda, o programador Paulo Pinheiro e o quadrinista Ramon Cavalcante. Com lançamento previsto para o fim deste mês, o serviço contará, inicialmente, com cerca de 50 títulos no acervo. ;Nessa primeira leva estarão apenas publicações nacionais, embora já estejamos com algumas negociações bem adiantadas de títulos estrangeiros;, explica Ramon Cavalcante. Ele complementa que muitas editoras esperam ver o projeto em andamento para embarcar.
[SAIBAMAIS]Alguns critérios específicos são adotados para garantir a qualidade das obras, a qualidade técnica, a relevância do tema, a importância histórica e a representatividade. ;Levamos muito a sério nosso crivo editorial. Preferimos ter um acervo enxuto, mas onde tudo tem muita qualidade, a inflar nosso acervo com qualquer volume morto;, justiofica o quadrinista.
Ele explica que o preço dos HQs é muito alto, enquanto o consumo, é muito rápido. Por isso, considera a proposta como um meio mais acessível para os fãs das histórias. ;A verdade é que essa estrutura de mercado do impresso não dá conta de forma eficiente nem da produção nem do consumo de quadrinhos;, pondera Cavalcante. ;Queremos chegar a uma forma completamente diferente, que paga melhor os autores e cobra menos do usuário e isso só é possível porque deixamos de lado os custos de impressão, distribuição e o que fica retido nos postos de venda, assim como o risco de encalhe;, conclui.
Pirataria
O criador do projeto acredita que a proposta é uma alternativa para vários problemas, além do preço ser bastante acessível, R$ 15,90 ao mês, o serviço é uma forma de evitar que os leitores recorram à pirataria. ;O streaming tem se mostrado um grande aliado de outras indústrias para oferecer uma alternativa barata e eficiente para quem está fora do mercado;, ele revela.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.