O escritor mexicano Fernando del Paso, de 80 anos, autor de obras como Palinuro do México, ganhou nesta quinta-feira (12/11) o Prêmio Cervantes, o mais importante das letras hispânicas.
O júri concedeu o prêmio a Del Paso "por sua contribuição ao desenvolvimento do romance somando tradição e modernidade, como fez Cervantes em sua época", afirmou o ministro.
Narrador, ensaísta, poeta e dramaturgo, Fernando Del Paso faz parte de uma geração de escritores latino-americanos do fim do século 20 que correu os limites da literatura em espanhol. Foi inspirado por grandes autores como, Joyce, Dos Passos, Faulkner, Sterne, Rabelais, Flaubert, Sófocles e latino-americanos como Borges, Carlos Fuentes, Cortazar e Garcia Marquez. No Brasil, Del Paso foi publicado pela editora Record com o livro Notícias do império, que relata a relata a história de um louco amor e a fracassada tentativa de criar um império mexicano.
O prêmio, no valor de 125.000 euros, será apresentado em uma cerimônia especial em 23 de abril, 2016, na Universidade de Alcalá de Henares, na Espanha.