Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Morre, aos 78 anos, o filósofo francês André Glucksmann

O escritor e filósofo tinha mais de 20 livros publicados


O ensaísta e filósofo francês André Glucksmann morreu nesta segunda-feira (9/11) aos 78 anos. A notícia foi anunciada esta manhã pela Agência France Presse.

Nascido em Boulogne-Billancourt em 1937, Glucksmann era então militante maoísta e comunista na juventude. Em 1975, rompeu com o marxismo ao publicar La cuisini;re et le mangeur d;homme (A cozinheira e o devorador de homens, em tradução livre).

No fim dos anos 1970, conseguiu reunir intelectuais de esquerda como, Jean-Paul Sartre e o liberal Raymond Aron em uma campanha a favor das pessoas conhecidas como "boat people", que fugiam do Vietnã comunista. A partir de então passou a criticar o totalitarismo. Em 1999, apoiou a intervenção da Otan contra a Sérvia, durante a guerra do Kosovo.
O filósofo, nascido em 1937, sempre se declarou de esquerda, mas não hesitou em apoiar o conservador Nicolas Sarkozy na eleição presidencial de 2007, o que foi alvo de muitas críticas por apoio à direita.
Glucksmann tinha mais de 20 livros publicados e era contribuinte para o jornal El Pais para o qual escreveu entre 1983 e 2012 artigos trataram de questões como personalidades, guerra, política entre outros temas.