Diversão e Arte

Filme é estrelado por uma androide

Com o premiado Sayonara, o diretor japonês Kôji Fukada propõe renovação nas telas

Ricardo Daehn
postado em 08/11/2015 06:23

Notoriedade: a atriz robô Geminoid F (C), no 28º Festival de Cinema de Tóquio

Quem diria que, com toda a intimidade com robôs do porte de R2-D2 e C3-PO, o diretor George Lucas, em prognóstico antigo, fosse errar por tanto, quando disse: ;Vai demorar pelo menos 1.000 anos até o surgimento de um ator digital (imagine androides);. Na época do lançamento de Ataque dos clones (2002), ele praticamente se defendia da intromissão de Jar-Jar Binks, na trama de A ameaça fantasma (1999). Há pouco menos de três semanas do lançamento no circuito comercial japonês, uma película tem tudo para intrigar o equivocado mentor de Star Wars: é Sayonara, de Kôji Fukada, uma sensação no recente 28; Festival Internacional de Filmes de Tóquio.

Longe do conceito modernoso da criação de personagens, por meio da combinação entre animação digital e aplicação de movimentos captados previamente, Fukada se valeu de uma criatura autômata gerada nos balcões do laboratório do cientista de robótica Hiroshi Ishiguro. E lá está a androide Geminoid F nos créditos do filme que trazem ainda a norte-americana Bryerly Long e a francesa Ir;ne Jacob (atriz do filosófico A fraternidade é vermelha). Paraplégica na trama, Leona (Geminoid) usa uma cadeira motorizada no filme que trata entre outros assuntos de um plano de evacuação para localidade atingida por desastre nuclear.

Em tempos de crise, não pesou em nada o estimado barateio em 30% dos custos graças ao uso de dados de bibliotecas digitais (que dispõem de feições e expressões de atores, para criações digitais). Geminoid é autêntica. ;Não se trata de computação gráfica e nem acho que estamos no ramo da ficção científica. Estamos nos valendo de tecnologia existente no mundo atual;, defende o diretor Fukada, no site japanistas.com.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação