Desde os clássicos do cinema até as séries blockbusters de hoje, os professores ocupam a cena com participações marcantes que afetaram a vida dos personagens das tramas e o desenvolvimento dos espectadores. No dia nacional do professor, o Correio homenageia os mestres com a evocação de grandes mentores que dominaram as narrativas de ficção nas telas do cinema nas últimas décadas.
Com firmeza e esperança
Interpretado por Sidney Poitier, em Ao mestre com amor (1967), Mark Thackeray é responsável por uma turma difícil em uma escola que abriga alunos rejeitados. Diferentemente dos outros, ele acredita no potencial dos alunos e desiste da abordagem comum para ensiná-los sobre a vida, a cultura e a sociedade. Quando ganha a confiança da turma a muito custo, o professor consegue controlá-los e ensiná-los a serem melhores.
Rebelde e inspirador
Estrela do premiado filme A sociedade dos poetas mortos (1989), o revolucionário professor de literatura John Keating, interpretado por Robin Williams, é a inspiração dos alunos a seguirem seus sonhos e lutarem pela individualidade. Na trama, Keating ensina que os jovens devem se opor e contestar, sendo assim, pensadores livres que lutam para tornar suas vidas extraordinárias.
[SAIBAMAIS]Arte feminista
Julia Roberts vive a professora de arte Katherine Watson em O sorriso de Mona Lisa (2003). Na história, Katherine é uma mulher liberal que enfrenta a administração e até as alunas de uma escola feminina tradicionalista dos anos 1950, onde as jovens são ensinadas e serem boas esposas, para incentivar suas alunas a assumirem sua identidade social e independência.
Magia e sabedoria
;São as nossas escolhas que revelam o que realmente somos, muito mais do que as nossas qualidades.; Com frases marcantes como essa, o grande diretor de Hogwarts, da escola de magia criada por J.K. Rowling, é um dos personagens mais admirados na saga de Harry Potter (1997). Com grande influência na formação do caráter de Harry, Alvo Dumbledore é a personificação do guia, sendo um dos bruxos mais sábios e poderosos no mundo, fascinando jovens e adultos por décadas.
Exigente perante a lei
No thriller criado por Shonda Rhimes, How to get away with murder (2014), série da ABC veiculada na Sony, a personagem principal é Annalise Keating, ferrenha professora de direito penal vivida por Viola Davis. Na trama, a professora é o exemplo de sucesso onde os alunos são exigidos ao máximo para se tornarem bons profissionais. Além de mestra, a advogada é também uma grande protetora dos pupilos na teia de crimes que cerca o grupo.
Entre a polícia e o tráfico
Vivida por Andrea Beltrão, Verônica (2009), professora do primário no Rio de Janeiro é a grande heroína da história do filme que tem seu nome. Seu aluno de 8 anos teve os pais assassinados e é perseguido por policiais e traficantes. A professora o toma como protegido e se envolve numa briga de corrupção e criminalidade para salvar a criança.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.