O ponto alto do encerramento será o concerto no Auditório Master do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, dividido em duas partes, com início às 20h. Inicialmente, 20 saxofonistas internacionais vão executar as peças eruditas, tendo como solistas o paraibano Dilson Florêncio e o francês Claude Delangle.
Em seguida, o saxofonista pernambucano Spock comanda a parte popular, na companhia da Orquestra JK, sob a regência do maestro Ademir Júnior, e com participação de Baptiste Herbin. ;É a primeira vez que vou tomar parte deste festival em Brasília e estou na maior empolgação. Até porque vou ter ao meu lado a big band criada pelo talentoso saxofonista Ademir Júnior;, diz Spock, em tom elogioso.
;Como sou um músico envolvido com o frevo desde o início da minha carreira, vou tocar no concerto de encerramento do festival um repertório que tem por base esse gênero tradicional do Recife;, anuncia Spock ao se referir a Frevo sanfonado (Sivuca), Onze de abril (Dominguinhos), Nino pernambuquinho (Maestro Duda) e o autoral Moraes é frevo, entre outros. ;Mas sempre costumo fazer citações de mestres como Capiba e Nelson Ferreira;, acrescenta.
Na programação de hoje estão incluídos, também, recitais de Marc Sieffert, na Sala Cássia Eller (Funarte), às 15h30; de Véronique Tardif, às 17h, no mesmo local; e de Nikita Zimim, às 18h30, no Teatro Plínio Marcos (Funarte). Em todas as apresentações a entrada é franca.
Idealizador e produtor do festival, Carlos Gontijo comemora por antecipação o sucesso do evento. ;Tivemos, ao longo de uma semana, recitais, shows e jam sessions, com desempenho brilhante dos saxofonistas que vieram do exterior e dos brasileiros. Destaco, ainda, o prestígio dado pelo brasiliense a essas apresentações;.
Gontijo revela entusiasmo, igualmente, ao se referir aos concursos, que tiveram a participação de 150 saxofonistas do Brasil e de várias partes do mundo. O Victor Assis Brasil, voltado para o jazz, foi vencido por Bruno Lívio, brasileiro radicado em Nova York. O erudito, que levou o nome de Dilson Florêncio, teve como vencedor Miki Isogai, do Japão (que vai participar do concerto de encerramento). Já o de quarteto de sax, consagrou o grupo colombiano Da Corto.
Festival Internacional de Saxofone de Brasília
Recitais, às 15h30 e às 17h, na Sala Cássia Eller (Funarte), e às 18h30, no Teatro Plínio Marcos (Funarte). Concerto de encerramento, às 20h, no Auditório Master do Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Entrada franca. Classificação indicativa livre.