Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Tidal chega ao Brasil nesta terça-feira; será que vale a pena?

O serviço de streaming encabeçado pelo rapper Jay-Z chega ao país após crise no mercado norte-americano


Assim que o rapper Jay-Z anunciou que lançaria um serviço de streaming a expectativa foi alta. No entanto, a plataforma não conquistou até hoje o sucesso esperado pelo artista e sua trupe, formada por nomes como Beyoncé, Kanye West e Madonna. E até surgiram rumores de que o cantor teria ido atrás de um empréstimo para saldar dívidas da plataforma.

Nesta terça-feira (29/9), o Tidal finalmente chega ao Brasil, com o intuito de ser um forte concorrente com o Spotify e a Apple Music. Durante 30 dias, a plataforma estará disponível para os brasileiros de forma gratuita em formato de teste. Depois, os serviços custam R$ 14,90, pacote premium, e R$ 29,80, pacote Tidal HiFi (que promete alta qualidade no áudio, com qualidade Lossless).

[SAIBAMAIS]Mas será que vale a pena deixar os serviços já conhecidos para engrenar no Tidal? O Correio resolveu aproveitar o formato gratuito para fazer um teste. Confira a seguir as nossas impressões sobre a plataforma.

Similaridade
Visualmente, o Tidal é bastante parecido com o Spotify. Assim que você loga na plataforma (que também pode ser sincronizada com Facebook e Twitter), o serviço abre no chamado What;s new, que apresenta os vídeos, as novidades, os conteúdos exclusivos e algumas playlists.

Exclusividade
Um dos grandes diferenciais do serviço é o conteúdo exclusivo. Alguns artistas que têm contrato com a empresa lançam singles, clipes e discos primeiro na plataforma. No entanto, não é impossível encontrar esse material em outros streamings depois de algum tempo.

Vídeos
Esse é outro diferencial do Tidal. Muitos streamings estão com projetos de incluir vídeos, mas o Tidal foi o único que já nasceu com esse serviço. E esse, sem dúvidas, acaba sendo um trunfo da plataforma.


Há vídeos de shows como por exemplo a apresentação de Beyoncé no Global Citizen Festival realizado no último sábado (26/9) em Nova York no Central Park. Na estreia, o grupo brasileiro Pearls Negras entrou com um vídeo em que mescla música e apresentação da banda.

Navegação
Assim como a maioria dos streamings, a navegação pelo Tidal se dá por blocos. Há opção de procurar por playlists, que estão separadas em Relax, Festa, Exercício, Romântica, Concentração, Jantar, Época, Estações, Media, Eventos, Convidados e Listas Top. O outro modo é buscar por gêneros, Tidal Rising e Tidal Discovery.

Música brasileira

Sim, tem música brasileira no catálogo. É possível encontrar nomes como Ana Carolina, Maria Rita, O Rappa, Charlie Brown Jr, Anitta, entre outros. Inclusive, há um opção em gêneros chamado Brasil.