A abertura do evento acontece na próxima sexta-feira, com pocket shows de Célia Porto, Rênio Quintas, artistas locais e um monólogo da atriz Fernanda Pimenta, do Teatro Farândula. Rênio Quintas reforça o caráter de incentivo turístico e cultural do festival e conta que o evento ajudou a trazer cultura para dentro de Cavalcante. ;A cidade tem uma história, uma memória e uma relação muito forte com a cultural local e ancestral africana, das manifestações dos Kalungas, o meu papel foi criar essa interlocução entre os Kalungas e a parte urbana da cidade. Assim, eles passaram a se apresentar para o público local, ao lado de outros artistas;, conta o músico e produtor.
[SAIBAMAIS]
A Pequena Orquestra de Cavalcante, criada e idealizada pelo maestro Rênio Quintas, vai abrir novamente o festival, com instrumentos criados a partir de materiais reciclados, como canos de PVC, latas de cerveja e refrigerante. A orquestra, regida pelo professor Marció, integrante do grupo Udi-Grudi, é formada por meninos e meninas da comunidade, que aprenderam a confeccionar os instrumentos que irão tocar. O maestro Quintas lembra que criou o projeto por perceber a falta de presença de uma cena musical local e escolheu as crianças para representarem a cidade.
SERVIÇO
XI Festival de Música Instrumental e Arte Popular de Cavalcante
Data: 29 de agosto, sábado, em Cavalcante (GO). Entrada Franca. Classificação indicativa: Livre. Informações: (61) 8430-8839. Centro de Informações ao turista: (62) 3494-1507 e (61) 9674-8745. Patrocínio: Petrobrás. Apoio cultural: Correio Braziliense e Prefeitura Municipal de Cavalcante. Pousadas parceiras: Pousada Aldeia Cayana (61-9986-8806), Pousada Fazenda Veredas (61-9649-1330) e Pousada Aruana (61-9984-1933) e Tapuio e Morro Encantado.