Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Cena Contemporânea confirma vocação da capital para a dramaturgia

As peças locais selecionadas transparecem a alta qualidade do teatro produzido no Distrito Federal

Engana-se quem pensa que a correria por ingressos no Cena Contemporânea se deve exclusivamente aos espetáculos nacionais ou internacionais. A procura pelos trabalhos de Brasília segue na mesma intensidade. E não deveria ser diferente. As peças locais selecionadas transparecem a alta qualidade do teatro produzido no Distrito Federal. Os artistas de fora, inclusive, fazem questão de conferir o repertório brasiliense. Na última edição, por exemplo, o experiente e consagrado ator Cacá Carvalho assistiu a vários trabalhos. E fazia questão de cumprimentar os grupos no fim de cada apresentação.

Nesta 16; edição, Brasília aparece no palco sob os mais diversos gêneros. A pluralidade surpreendeu alguns dos artistas escolhidos, inclusive. ;Há duas peças voltadas para formas animadas este ano. Isso é incrível. Os grandes festivais dificilmente abrem espaço para a gente. Ainda há a impressão de que fazemos teatro simplificado ou somente para crianças;, comenta Thiago Bresani, pesquisador e ator de Iara ; O encanto das águas, voltado para o teatro de sombras.

O espetáculo acaba de chegar de uma temporada pelo interior de São Paulo, depois de levar três estatuetas na última edição do Prêmio Sesc do Teatro Candango ; dramaturgia, direção e trilha sonora. ;Ficamos bem animados com a seleção e estamos ansiosos pelas sessões;, completa Bresani.

Purpurina e poeira

As duas décadas que estão sendo celebradas do Cena Contemporânea quase coincidem com um marco na carreira do ator, diretor e poeta Adeilton Lima. Um ano antes do nascimento do festival, em 1995, Adeilton apresentava pela primeira vez o espetáculo Para acabar com o julgamento de Deus, no qual se debruça sobre Antonin Artaud, um dos fundadores do movimento surrealista no teatro.

Programação de hoje
; Jacy
Do Grupo Teatro Carmin (RN).
No Teatro Goldoni (EQS 208/209 Sul), às 19h.

; En Contra #experimento1
Do Teatro do Instante (DF). Local secreto, às 19h.

; Albert Herring
Da Casa da Cultura Brasília (DF).
No Teatro Sesc Paulo Gracindo (Gama), às 20h.

; 2 %2b 2= 2
Do Akhmeteli Theatre/Rodrigo Fischer (Geórgia/DF). No Teatro Sesc Paulo Autran (Taguatinga), às 20h.

; Quando o coração transborda
Do Esquadrão da Vida. No Centro Social Comunitário Zilda Arns (Varjão), às 20h.

; Isso te interessa?
Da Companhia Brasileira de Teatro (PR). No Teatro da Caixa (SBS), às 21h.

; Staying alive
Da Matarile Teatro (Espanha). No Teatro SESC Garagem (913 Sul), às 21h.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique .