A brasileira Roberta Sudbrack acaba de ser eleita a melhor chef mulher da América Latina, segundo a premiação 50 Best, da revista inglesa Restaurant.
Nascida no Rio Grande do Sul, a chef cresceu em Brasília, onde descobriu a paixão pela gastronomia e começou a carreira de sucesso. A trajetória começou aos 17 anos, quando Roberta decidiu abrir uma barraca de cachorro-quente para levantar o dinheiro necessário para cursar veterinária nos Estados Unidos. Durante a empreitada, a chef constatou o gosto pelo ofício e começou um serviço de buffet. Roberta se tornou a primeira mulher a comandar a cozinha do Palácio da Alvorada, convidada pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso.
[SAIBAMAIS]Autodidata, a chef que hoje tem 46 anos, comanda desde 2005 o premiado restaurante que leva seu nome no bairo do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro. Recentemente, abriu o SudTruck e voltou às origens vendendo comida na rua. Está previsto para setembro o lançamento do restaurante Da Roberta, ambientado em uma antiga borracharia do Leblon, que pretende resgatar a cultura de boteco e oferecer produtos de pequenos produtores da região.
No ano passado, a mexicana Elena Reygadas, do restaurante Rosetta, foi a grande vencedora do prêmio. Em 2013, o posto foi de outra brasileira, a chef Helena Rizzo, do Maní, que logo em seguida foi reconhecida como a melhor chef mulher do mundo