Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Lauryn Hill ensaia uma volta ao mainstream musical

Com voz e talento tão impressionantes quanto a lista de polêmicas em que se envolveu a cantora se apresenta novamente em uma emissora de televisão depois de quatro anos

Quando Lauryn Hill apareceu no The tonight show starring Jimmy Fallon, no começo deste mês, para apresentar uma versão roqueira de Feeling good ; clássico do blues interpretado por Nina Simone ;, a polêmica cantora americana de 40 anos demonstrou que a atitude e a poderosa voz continuam as mesmas dos tempos dos Fugees e do lançamento do seu único, e celebrado, disco solo, The miseducation of Lauryn Hill, de 1998.

Essa foi a primeira vez depois de quatro anos que a artista se apresentou em uma emissora de televisão. A aparição foi motivada pelo lançamento do documentário What happened Miss Simone?, do Netflix, do qual Lauryn co-produziu e contribuiu com seis faixas da trilha sonora Nina Revisited: a tribute to Nina Simone. ;Eu acho ótimo quando um músico regrava e referencia grandes ícones. E a Lauryn tem uma facilidade para se entregar que é impressionante;, opinou o DJ Léo Cabral, fã do trabalho da cantora.

[SAIBAMAIS]

Além do temperamento complicado, parte do sumiço da artista da indústria musical e da vida pública é explicada pelos problemas que ela teve com a lei em 2013, quando passou três meses na prisão, condenada por sonegação de impostos sobre aproximadamente US$ 1,8 milhão (cerca de R$ 3,6 milhões) em ganhos ao longo de dois anos. Apesar do tempo que passou encarcerada, Lauryn Hill produziu uma nova canção. A faixa Consumerism (consumismo, em português), que foi lançada no mesmo dia em que ela foi libertada, como não poderia deixar de ser, é cheia de críticas e ataques, falando sobre ;a ganância corporativa em nome de Jesus; e ;corporação canibalista;.

Esse acontecimento é apenas mais um na lista de controvérsias que a cantora se envolveu durante a carreira. Após gravar o aclamado The miseducation of Lauryn Hill, a cantora decidiu manter-se à margem do sucesso e reconhecimento merecidos, alegando que estava sendo ;controlada de forma injusta; pela Ruffhouse, sua gravadora à época. O sumiço, no entanto, era sempre quebrado pelas polêmicas nas raras turnês e shows que fez durante a década passada.

Memória - Controvérsia também na capital




Show de Lauryn Hill no Iate em 2010 não agradou os fãs

Lauryn Hill se apresentou em Brasília em 10 de setembro de 2010. Os 5 mil fãs que foram ao Iate Clube, em uma noite de domingo, prestigiar o trabalho da cantora, saíram do espetáculo com um gosto amargo na boca. Apesar de apresentar todos os sucessos da carreira, a cantora foi criticada pelos fãs por ter acelerado muitos dos arranjos do seu famoso e querido repertório. ;Fiquei decepcionado. Conheço o trabalho da Lauryn Hill desde a época do Fugees. Acho que os arranjos das músicas foram mudados para encobrir o fato de que ela não canta mais como antes. O show tinha tudo para ser maravilhoso, mas na metade eu já não aguentava mais;, opinou ao Correio, à época, o professor de Street dance Luciano Rodrigues.

A matéria completa está disponível aqui para assinantes. Para assinar, clique aqui