Letra e Música ; Ary Barroso, 40 Anos da Bossa Nova ; Rosa Passos canta Tom Jobim e Rosa Passos canta Caymmi são álbuns que a cantora baiana-brasiliense lançou entre 1997 e 2000 pela Editora Lumiar.
Na década passada, Rosa adquiriu junto do espólio de Almir Chediak (fundador da Lumiar) as matrizes desses discos. No primeiro semestre deste ano, negociou com a Biscoito Fino o relançamento dos três títulos.
A gravadora contrapôs disponibilizá-los no iTunes, e reunir canções dos três compositores numa coletânea. Sob título de Rosa Passos canta Ary, Tom e Caymmi, o CD acaba de ser lançado no mercado nacional, e, em breve, chega ao internacional.
[SAIBAMAIS]
Das 13 faixas selecionadas, cinco têm a assinatura de Caymmi: O samba da minha terra (que abre o repertório), Vestido de bolero, Marina, Só louco e Vatapá. Quatro são de Tom: Inútil paisagem, Garota de Ipanema, Vivo sonhando e Samba de uma nota só. Complementam, Morena boca de ouro, Pra machucar meu coração, Camisa amarela e Isto aqui o que é, de Ary. Rosa teve total autonomia para fazer a escolha das músicas, remixadas por Alberto Ranellut, engenheiro de som que trabalha com ela há nove anos, tanto em estúdio quanto nas turnês. A capa também é uma criação da cantora.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui