Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Conheça o que toca na playlist dos brasilienses

Seleções personalizadas tornaram-se a principal ferramenta de experimentação e descoberta musical Brasilienses revelam ao Correio o que têm escutado em suas listas

Após terminar de dar aulas de dança do ventre, a professora Amura Zahra faz um rápido lanche e coloca roupas adequadas para a sua diária corrida vespertina. Além da alimentação e do vestuário apropriados, Amura está munida de seu smartphone, onde estão incluídas playlists, item que se tornou tão essencial quanto a alimentação ou o tênis escolhido, criadas especialmente para a prática desportiva.

Seja para correr, trabalhar, fazer um esquenta para a balada ou curar uma fossa, o fato é que as playlists são, atualmente, a principal ferramenta de convivência com a música. De acordo com pesquisa feita pela MIDiA Research com usuários de serviços de streaming dos EUA, da França e do Reino Unido, 45% escutam mais playlists, enquanto 31% preferem os bons e velhos álbuns.

É pensando nessa tendência que serviços como Spotify, Apple Music, Rdio, Deezer, Google Play, entre outros, têm prestado especial atenção no aperfeiçoamento da engenharia que permite a criação de playlists específicas para cada momento da vida do usuário. E bota específicas nisso.

;Hoje eu acordei vilã;, ;TPM; e ;Solteiro sim, sozinho nunca; são alguns exemplos de seleções que podem ser encontradas no Spotify. Sobre a ideia para a personalização das listas, Elian Roman, gerente de produtos da Google Play, explicou em entrevista ao site Pitchfork: ;Se um DJ estivesse me seguindo, o que ele tocaria?; O DJ, no caso, pode ser tanto um algoritmo que detecta as preferências do usuário, baseadas em audições anteriores, ou curadores de sites e revistas especializadas, por exemplo Rolling Stone, NME, Pitchfork, etc., um dos maiores atrativos e apostas do recém-lançado Apple Music.

O balanço entre a utilização de inteligência humana e artificial é questão-chave para potencializar a eficiência de uma prática que, como o usuário Jonathan Good declarou ao site Pitchfork, ;transformará o criador da playlist em uma peça tão importante quanto os próprios artistas inclusos nela;. Os brasilienses ao lado são prova viva de que o futuro da música chegou e ele está a serviço do usuário.


No trabalho

para conferir a playlist de Karen.

Cotidiano

para conferir a playlist de Pedro.


Para curtir a dois

para conferir a playlist de Thiago e Danubia.

O esquenta

para conferir a playlist de Reinaldo.


Exercícios

para conferir a playlist de Hugo.