Assim como a versão gigante de Pac-Man ameaça engolir o mundo de Adam Sandler em Pixels, os videogames vêm ganhando cada vez mais espaço na indústria de entretenimento, superando em lucro o poderoso mercado cinematográfico. Segundo dados da Newzoo, organização especializada em pesquisa de mercado de games, a indústria dos jogos eletrônicos deve arrecadar, até o fim deste ano, US$ 91 bilhões, enquanto o consumidor irá gastar US$ 39,1 bilhões com cinema, de acordo com dados da pesquisa da PwC. No Brasil, 61 milhões de pessoas jogam algum tipo de videogame, dados da Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais (Abragames), movimentando uma indústria que gera R$ 900 milhões por ano no país.
[SAIBAMAIS] Isso significa que, há muito tempo, os jogos eletrônicos deixaram de ser brincadeira de criança. Além da importância econômica, a diversidade de plataformas e a evolução tecnológica fazem com que hoje sejam produzidos games para atender desde o jogador casual em seu smartphone, até o gamer que investe horas em quebra-cabeças densos nos consoles ou no computador.
Influenciado pelo cinema, pela literatura e pelas artes, jogos como Heavy rain ; que conta a história de um pai em busca do filho sequestrado por um serial killer ; são verdadeiros filmes interativos. Além da inventividade narrativa, o jogo, que custou US$ 40 milhões para ser feito, foi um verdadeiro blockbuster, arrecadando US$ 100 milhões em vendas. Já The walking dead, baseado nos mesmos quadrinhos que deram origem à série da AMC, imerge o jogador no universo de zumbis em episódios que têm a duração de um filme, entre 90 e 120 minutos. Também explorando o tema da sobrevivência em um mundo pós-apocalíptico, The last of us se destaca pelas atuações dos personagens, reproduzidas digitalmente pela tecnologia de captura de movimentos. Essa mesma técnica possibilitou a participação de Kevin Spacey (House of cards) em Call of duty: advanced warfare, lançado no ano passado.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.