Artistas oriundos de diferentes regiões do país criaram aqui uma autêntica babel sonora. Pesquisa realizada pelo Correio revela quem são os artistas ; cantores, grupos e bandas ; representantes da tradição da música brasiliense em vários segmentos; e mostra o que produzem nos dias de hoje.
Clássico
Orgulho de Brasília, a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional, fundada há 36 anos pelo maestro Claudio Santoro, conta atualmente com 75 músicos, que integram os naipes de cordas, madeira, metais e percussão. Sob a batuta de Cláudio Cohen faz, em média, 70 concertos por ano, executando repertório clássico, que vai do período barroco ao contemporâneo. O grupo já se apresentou em várias regiões do país e levou o trabalho a países como Itália, Portugal, Coreia e Cuba.
Jazz
Criada há 33 anos no âmbito da Escola de Música, pelo maestro e saxofonista Manoel Carvalho, a Brasília Popular Orquestra é a uma autêntica big band, que tem propagado sons jazzísticos em diferentes ambientes da cidade. A Brapo ; cinco saxofones, quatro trompetes, quatro trombones, contrabaixo, guitarra, piano, bateria, percussão e vocal ; lançou um DVD em 2010, com o registro de standards de jazz, bossa nova e samba.
MPB
Rosa Passos já participava de festivais em Salvador, mas foi em Brasília, em 1979, que iniciou a carreira de cantora profissional. Chamada de ;João Gilberto de saias;, pelo biógrafo Rui Castro, ela tem trabalho reconhecido no Brasil e no exterior. Rosinha lançou 17 álbuns e, desde 1996, faz frequentes turnês por Europa, Estados Unidos, Japão e América Latina.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui