Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Seminário Internacional de dança promove inclusão social

Evento completa 25 anos e promove oficinas e intercâmbio entre dançarinos experientes e aprendizes

A dança é linguagem, comunicação e arte. Ela movimenta não apenas corpos, mas comunidades diferentes e inclui todos em um mesmo compasso, sem distinção social, de credo ou cor. Esses passos próprios da expressão artística, que usa o corpo como instrumento, podem ser acompanhados durante todos os dias de programação do Seminário Internacional de Brasília, que comemora 25 anos.

[SAIBAMAIS] A professora e coordenadora do evento, Gis;le Santoro, salienta que a inclusão social é o ponto forte do seminário. ;Essa integração é uma das coisas mais importantes, principalmente porque as pessoas só mudam através do sonho. Pelo sonho se faz qualquer sacrifício. A dança pode mudar a vida das crianças das comunidades carentes, não só do ponto de vista de profissão, mas de um contexto cultural dentro de uma profissão;, diz.

Gis;le encara o projeto como sua missão de vida. Ela se emociona ao relatar algumas das muitas histórias que presenciou durante estes 25 anos, como a de um menino de Araraquara (SP) que se viciou em crack aos 9 anos, mas se libertou das drogas por meio da dança. ;O brasileiro é um dançarino nato, mas falta educação técnica, disciplina e oportunidades. Enquanto na Alemanha existem 89 teatros estatais com ópera, balé, arte dramática e concertos, no Brasil temos cinco teatros estatais com corpos estáveis e cinco escolas estatais profissionalizantes de dança.;

Avaliação

Não é só na competição que os alunos são avaliados. Durante as aulas e ensaios o desempenho e potencial é escrutinado pelos professores e membros do júri e, algumas vezes, por convidados. Quesitos como evolução da aprendizagem, comprometimento, relacionamento pessoal são levados em consideração. Ao final do evento, muitos alunos que tiveram desempenho exemplar são contemplados com prêmios, que podem a chegar bolsas internacionais de estudo, com todas as despesas pagas (leia abaixo).

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Confira a programação do Seminário Internacional de Dança

24 de Julho, 18h ; 2; etapa do concurso de bolsas do Seminário Internacional de Dança de Brasília. Os classificados da primeira etapa, restrita aos professores do evento, apresentam suas coreografias ao júri e ao grande público.

26 de Julho, 20h ; Gala dos Premiados/Bolsistas: O ponto alto do Seminário este ano será a Gala dos Premiados, apresentando bolsistas do evento que fizeram uma carreira digna de nota. Neste mesmo espetáculo será prestada homenagem às Personalidades e Instituições nacionais e internacionais que apoiaram o evento em seu percurso de sucesso. Dentre as coreografias, teremos ;PRAMIM;, com música de Alexander Tscherepnin e Johann Sebastian Bach, coreografia J;rg Mannes, com THIAGO BORDIM, e, ;Mamilahpinatapai;, São Paulo Companhia de Dança, coreografia de Jomar Mesquita e participação de Letícia Forattini (Bolsista do Seminário)

28 de Julho, 19h - Cia Drama Dance apresenta o espetáculo gospel ;Do início ao Fim;. Grupo de teatro e dança sob a tutela de Kariane Ferrer.

29 de Julho, quarta-feira, 19h ; Etapa final do concurso de bolsas do Seminário Internacional de Dança de Brasília. Os classificados das primeira e segunda etapas, apresentam suas coreografias ao júri e ao grande público. Os vencedores recebem prêmios como bolsas de estudo no exterior.

31 de Julho, sexta-feira, a partir das 20h ; Gala de Encerramento acoplada à Gala de Premiação: Com a participação da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, sob a regência do Maestro Claudio Cohen. Programa variado com grupos convidados e a participação de alunos do evento, que tradicionalmente montam um espetáculo grandioso durante os dias que duram o Seminário.

1 de Agosto, 15h ; Arraiá Candango: o clima de festa caipira toma conta do Seminário Internacional de Dança de Brasília, com apresentações temáticas, barraquinhas, pipoca e quentão.