Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Exposição apresenta parte do acervo da Biblioteca da Câmara dos Deputados

Uma das obras que merecem destaque é Palmerino d%u2019Inghilterra: libro primo, de Francisco Moraes. Trata-se de um romance, escrito entre 1540 e 1544



Pouca gente sabe que a Biblioteca da Câmara dos Deputados possui acervo com obras preciosas, como a primeira notícia impressa sobre o descobrimento do Brasil, livros que detalham as grandes navegações e expedições de Cristóvão Colombo ou que apresentam estudos para situar a Terra no centro do universo. Pois esse importante acervo está disponível para consulta e pesquisa ; embora com circulação restrita, por causa da raridade ; na Biblioteca Digital, do site da casa legislativa.

A coleção, que inclui livros da Biblioteca Real Portuguesa escritos no século 16, trazidos por Dom João VI à época da transferência da corte para o Brasil, está exposta na Galeria de Arte do Salão Nobre até 26 de julho.

Uma das obras que merecem destaque é Palmerino d;Inghilterra: libro primo, de Francisco Moraes. Trata-se de um romance, escrito entre 1540 e 1544, que narra a história cavalheirescas de Palmerino, filho do rei da Inglaterra, D. Duardo, e seu amor pela infanta Polinarda. É considerado o melhor exemplo do gênero de cavalaria no século 16, comparado ao Dom Quixote, de Miguel de Cervantes. Há, também, uma carta do rei da Espanha, D. Manuel, que relata as viagens portuguesas à India, desde 1500 até 1505. Apenas três exemplares são conhecidos e a obra foi, então, republicada em 1892.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.