Acontece hoje, a partir das 10h, a sétima edição da Feira de Discos de Brasília. Ao todo, serão mais de 20 expositores e mais de 100 mil LPs ofertados ao público presente no Venâncio Shopping, Escritórios e Gastronomia, antigo Venâncio 2000. Rodrigo Barata, DJ, fundador do coletivo Criolina e um dos idealizadores da Feira, comemora a mudança de local: ;Normalmente fazemos na rua. Está sendo bacana contar com uma praça de alimentação para as pessoas.;
Mais novidades do evento são a gibiteca e o Kid Criolina, set de músicas montado especialmente para as crianças se divertirem. ;Vamos tocar canções de qualidade, de quando éramos pequenos, como Saltimbancos, versão do Chico Buarque, e a Arca de Noé, de Vinícius de Moraes, entre outros;, conta Barata. A ideia surgiu para promover mais interação entre pais e filhos, sem que ninguém fique de fora. Além disso, aproveitando o clima de festa junina, haverá um set dedicado ao tema.
Rodrigo Barata, que começou a colecionar vinis quando tinha 13 anos, comemora o desenvolvimento do mercado de bolachões. ;É muito bom ver esse crescimento, não só aqui em Brasília, no Brasil, mas no mundo. Você percebe isso quando vê até lojas de grande porte vendendo;, afirma. Hoje, Barata possui um acervo próximo a 4 mil discos.
Quando questionado sobre qual seria o diferencial de se ouvir música no formato de LP, Barata afirma: ;As pessoas costumam falar muito dos sons graves, que são mais intensos, mas acho que o diferencial é que você está tocando na música. Você troca o lado, pega naquele encarte enorme; Em um tempo que temos experiências tão fragmentadas com a música, nas quais quase ninguém mais escuta um álbum inteiro, o vinil é uma onda muito bacana;, comenta.
Segundo o DJ, o mote do evento é promover uma experiência musical, com discussões sobre música, trocas e vendas de LPs. ;Tudo isso envolve tempo, pesquisa, investimento. Vai ser um espaço para apreciadores.;
VII Feira de Discos de Brasília
Praça de alimentação do Venâncio Shopping, subsolo 2 (SCS, quadra 8). Hoje, das 10h às 19h. Entrada franca. Classificação indicativa livre.
Line- up de DJs
10h Adolfo (45 rpm set)
11h Kid Criolina ; (Set infantil)
12h Zé Maria Palmieri (Rock set)
13h Tatum e Afrobaldo (Kabrobró Soundsystem ; Brasil set)
14h Bolachas Borrachas (Groove set)
15h30 Tamara (Forró set)
17h Wash (Funk the System set)
18h Mak (Hip hop set)