A poetisa e dramaturga portuguesa Hélia Correia ganhou nesta quarta-feira (17/07) o Prêmio Luís de Camões, uma das mais importantes premiações concedidas a autores de língua portuguesa. A comissão julgadora se reuniu na manhã de hoje na Fundação Biblioteca Nacional (FBN), no Rio de Janeiro, e decidiu por unanimidade conceder o prêmio a Hélia. A autora vai receber 100 mil euros como parte da premiação, concedida pelos governos do Brasil e de Portugal como parte de um programa de reforço dos laços culturais entre os dois países. Este ano, o Brasil recebeu a comissão e foi responsável pela organização do prêmio, que foi anunciado pelo ministro da Cultura, Juca Ferreira.
Hélia Correia é a segunda mulher a receber o Camões. Antes dela, apenas Lídia Fagundes Teles havia recebido o prêmio. Hélia é autora com extensa lista de premiação. Já recebeu o PEN em duas ocasiões, assim como o Prêmio Máxima de Literatura, em Portugal, pelos livros A casa eterna e Bastardia.
Formada por Antonio Carlos Secchin, Affonso Romano Sant`Anna,Rita Marnoto, Pedro Mexia, Inocência Mata e Mia Couto, a comissão escolheu Hélia por ser uma autora capaz de transitar por vários gêneros literários e renovar a linguagem clássica. ;A sua escrita inspira-se no imaginário telúrico e numa espiritualidade que resulta da conciliação de crenças de diferentes culturas. A escrita é uma celebração da sabedoria antiga que resgata um sentimento poético que se perdeu no tempo;, declarou a comissão, em ata de reunião de premiação.