Nesta terça-feira (16/6), a livraria Sebinho (406 Norte) comemorará o Bloomsday, único feriado no mundo em homenagem a um personagem de uma obra literária. Leopold Bloom -- protagonista do livro Ulisses, do irlandês James Joyce -- é celebrado todo 16 de junho, mesmo dia em que se passa a história do personagem, em Dublin.
A obra, escrita por Joyce entre 1914 e 1921, é um grande símbolo modernista, onde a indagação sobre a filosofia, a teleologia e as diversas correntes da época se encontram com importantes nomes da história, como Homero, Aristóteles, Nietzsche, Oscar Wilde, Shakespeare, Proust e Newton. Ao mesmo tempo, o livro faz referências a personagens locais, música popular, teatro, religão e política.
[SAIBAMAIS]O título Ulisses foi escolhido em homenagem a Odisseu, um herói grego, cujo nome traduzido para o romano é Ulisses. Na historia, James Joyce transforma Odisseu em um homem comum e, as lutas épicas de Odisseu, em pequenos desafios diários. Por um período, a obra foi banida dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha pela censura. Joyce podia ter alterado o texto, de modo a satisfazer as exigências dos censores, mas se recusou.
Não se sabe quando começaram as comemorações do Bloomsday. A data, que é um feriado na Irlanda, é celebrada em diversas partes do mundo. Neste ano, o Sebinho oferecerá diversas atividades culturais e gastronômicas em homenagem ao dia.
Bloomsday
Nesta terça-feira (16/6), a partir de 19h30, na Livraria Sebinho (406 Norte). Entrada gratuita, exceto para o show. Ao longo do dia, haverá uma exposição de painéis sobre a vida e obras de James Joyce. Às 19h30, a abertura do evento com o jornalista Antônio Carlos Queiroz, uma apresentação do Bloomsday, da vida e obra de James Joyce e a recepção da obra do autor no país. Às 20h, leituras de trechos do livro com direção da professora Eva Leones. Às 20h30, show da banda Tanaman D;l. Os ingressos para o show custam R$ 15 (meia) e R$ 30 (inteira).