Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Festival Varilux terá 70 sessões de longas-metragens franceses; saiba mais

O evento terá 16 filmes e segue até 17 de junho, no Espaço Itaú de Cinema e no Liberty Mall


Cada vez mais consolidado, e com direito a 70 sessões em Brasília, o Festival Varilux de Cinema Francês chega, na sexta edição, vigoroso à capital. No contato com a leva de convidados estrangeiros (ainda restrita ao Rio de Janeiro) e a partir da projeção de 16 filmes, os espectadores, até 17 de junho, terão à disposição, um bom recente recorte dos longas-metragens feitos na França.

Confira a programação Festival no Liberty Mall

Os filmes terão exibição no Espaço Itaú de Cinema e no Liberty Mall. Carregados de um sucesso anterior, com 40 milhões de espectadores para Intocáveis, os diretores do novo longa Samba devem atrair público numeroso. Destaque também para Hipócrates, filme que traça um divertido (e sombrio) perfil de um jovem médico residente interpretado por Vincent Lacoste. Desassistido, o protagonista coloca à prova limites e medos, no pragmático dia a dia de um hospital.

[SAIBAMAIS]Também é bastante representativa a participação feminina no Varilux. Além da fita que abriu Cannes, De cabeça erguida, conduzida por Emmanuelle Bercot, o festival trará obras das diretoras Cécile Telerman e da polivalente atriz e cineasta estreante Audrey Dana. A primeira responde por Os olhos amarelos dos crocodilos ; detido nas desavenças entre as personagens de Julie Depardieu e Emmanuelle Béart, irmãs incomodadas pela publicação de um livro. Já Audrey Dana comanda O que as mulheres querem, uma espécie de 11 mulheres e vários destinos, no qual estrelas como Isabelle Adjani, Laetitia Casta, Marina Hands e Vanessa Paradise interagem em torno de temas como carreiras, sexo e amores.

Confira abaixo algumas dicas já avaliadas pelo Correio.

Beijei uma garota
; É a comédia que promete popularizar o ator Pio Marma;, já duas vezes candidato, como ator cotadíssimo ao prêmio César. Feito pelos estreantes Maxime Govare e Noémie Saglio, o longa com Marma; promete colocar uma dose de pólvora naquela questão tão infundada, quanto provocativa, da possível cura gay. Em cartaz hoje, às 19h40 (Espaço Itaú) e amanhã, às 21h40 (Liberty Mall).

De cabeça erguida
; Emmanuelle Bercot conduz o drama um tanto sisudo, mas eficiente. Novamente quem brilha numa fita de Bercot é a musa de gerações Catherine Deneuve. Em cartaz, hoje, às 21h25 e domingo, às 13h30 (Espaço Itaú), além de sessões amanhã, às 19h25 e sábado, às 15h40 (Liberty Mall)

O diário de uma camareira
; Exibido no último Festival de Berlim, é um filme elegante, em forma de crônica corrosiva, e que revela a confiança do diretor Beno;t Jacquot que se dispôs a recalibrar uma adaptação de texto mexido anteriormente por mestres como Jean Renoir e Luis Buñuel. Hoje, às 14h (Liberty Mall) e amanhã, às 16h05 (Espaço Itaú)