Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Um dia após quebrar a internet, veja a repercussão sobre Caitlyn Jenner

Além do apoio de familiares, incluindo a ex-enteada Kim Kardashian, mais celebridades manifestaram dando apoio à Caitlyn por meio das redes sociais



Um dia após a bombástica capa da revista norte-americana Vanity Fair, a repercussão da nova identidade de Bruce Jenner, agora Caitlyn Jenner, parece avançar ainda mais sobre questões como igualdade de direitos e aceitação. Sites e portais ao redor do mundo têm dado pitacos e pareceres em torno da mudança de identidade do ex-padrasto de Kim Kardashian, um dos nomes mais famosos dos últimos anos quando se fala do mundo das celebridades.

[SAIBAMAIS]Membros da família de Caitlyn afirmaram em entrevistas que preferem a nova identidade à antiga. A mãe dela, de 89 anos, ainda não havia conhecido a filha da forma como esta gostaria de ser, mas isso não foi um problema para Esther Jenner. "Minha mãe é extraordinariamente mente aberta;, disse Caitlyn, que antecipou que Esther reagiria como a maior parte das pessoas. ;Quando ela te encontrar e fica cinco minutos, vão dizer ;Ah, ok, entendi. Legal. Vamos continuar com a vida;.

Após o lançamento da revista, ela ganhou mais de um milhão de seguidores no Twitter em uma hora. O primeiro tuíte, Caitlyn soou como um alívio de alguém que passou a vida toda presa. ;Estou tão feliz. Depois de uma luta tão longa em viver na minha verdadeira forma. Bem-vinda ao mundo, Caitlyn. Mal posso esperar para que vocês possam conhecer ela/eu."



"O Bruce sempre tinha de contar uma mentira, ele estava sempre vivendo essa mentira. Ele sempre tinha um segredo desde a manhã até a noite. A Caitlyn não tem nenhum segredo", concluiu. Ainda sob o nome e identidade de Bruce, Caitlyn foi campeã olímpica de atletismo nos anos 1970, quando ganhou uma medalha de ouro na Olimpíada de Montreal (1976) no decatlon.

[FOTO461133]

Além do apoio de familiares, incluindo a ex-enteada Kim Kardashian, mais celebridades manifestaram dando apoio à Caitlyn por meio de redes sociais. "Seja feliz, fique orgulhoso, viva a vida do SEU jeito", tuitou Kim Kardashian. "É preciso coragem para dividir sua história. Sua história faz diferença na luta pelos direitos LGBT", disse o presidente Barack Obama ao lançar um programa volta à comunidade LGBT.

;Ela é linda! Eu estava com ela na semana passada, quer dizer, na verdade eu cheguei em casa há uma semana e meia e conheci Caitlyn. Ela está... muito mais à vontade;, Esther Jenner, mãe de Caitlyn.

Para não errar mais, veja abaixo algumas das principais diferenças entre os termos transgênero, transsexual, travesti e cross-dressing:

Transgênero

Quando a identidade ou a expressão de gênero não é a mesma do sexo que o indivíduo possui. São pessoas que nasceram com um órgão sexual determinado, mas não se sentem descritos e representados por aquilo que se espera desse sexo.

Transsexual
São indivíduos que se identificam como membros do sexo oposto ao que nasceram e desejam viver como eles.

Travesti
É uma pessoa que não se identifica com o gênero biológico e se veste e se comporta como pessoas de outro sexo. É um homem que se veste como mulher, se comporta como mulher e se sente mulher; ou o contrário, uma mulher que se veste, comporta e age como se fosse um homem.

Cross-dressing
É um termo que se refere a pessoas que vestem roupa ou usam objetos associados ao sexo oposto, por qualquer uma de muitas razões, desde vivenciar uma faceta feminina (para os homens), masculina (para as mulheres), motivos profissionais, para obter gratificação sexual.