Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

A magia do repente e do cordel ganha evento em Brasília

Encontro Nordestino de Cordel começa nesta terça (19/5) com show de Xangai e outros cantores

;Desde sempre, sou ligado a violeiros e repentistas. Tenho a honra de ter musicado versos do príncipe Ivanildo Vila Nova, com quem já dividi palco várias vezes; e sou profundo admirador do trabalho de outros mestres desses ofícios, como Roberto Corrêa, Pereira da Viola, Almir Sáter, Bule Bule, Milton Edilberto e Pinto do Monteiro. Cordel e repente são manifestações importantíssimas da cultura popular brasileira;. A afirmação é de Xangai, uma das atrações da abertura da terceira edição do Encontro Nordestino de Cordel em Brasília, nesta terça (19/5), no Teatro da Caixa.

O cantor, compositor e violeiro baiano fecha a programação do primeiro dia do evento, nesta terça (19/5), às 21h30. Antes dele, se apresentam Chico de Assis e João Santana (DF), às 20h; Edmilson Ferreira e Antônio Lisboa (PE), às 20h40. Mais cedo, das 15h e às 17h50, acontece o painel intitulado Literatura de cordel, repente e poemas matutos ; Patrimônio Imaterial, avanços e desafios.

Com o propósito de manter viva a arte e a poesia do Nordeste, o encontro, que prossegue até quinta-feira, tem coordenação geral de Chico de Assis. Ele afirma que o projeto nasceu da necessidade de firmar a cultura do cordel no panorama atual do mercado cultural, ;difundindo-a para as novas gerações, revelando novos talentos e fortalecendo sua cadeia produtiva, que hoje congrega centenas de profissionais em todo o país;.

[SAIBAMAIS]Ao longo dos três dias, um fórum da categoria vai deliberar ações em prol do registro do repente e cordel como patrimônio imaterial da cultura do país, regulamentação da profissão de repentista e criação do Sindicato Nacional dos Repentistas e Cordeliastas. O coordenador do fórum é João Santana, enquanto Crispiniano Neto, responsável pela curadoria, promove a integração dos profissionais da poesia nordestina, no processo de afirmação dessa manifestação artística.

SERVIÇO
Encontro Nordestino de Cordel em Brasília

Abertura nesta terça (19/5), com shows de Chico de Assis e João Santana, Edmilson Ferreira e Antônio Lisboa e Xangai, a partir das 20h, no Teatro da Caixa (Setor Bancário Sul). A entrada é franca.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.