Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Grupo Cidadão Instigado lança 'Fortaleza' após seis anos longe dos estúdios

"Dizem que este CD tem influências da música dos anos 1970, como Led Zeppelin e Pink Floyd", define Fernando Catatau sobre o disco


;Fortaleza é o mais próximo do que nós somos como banda;, sentencia Fernando Catatau, ao falar do novo álbum do Cidadão Instigado, grupo do qual é vocalista. Após seis anos longe dos estúdios, Catatau, Dustan Gallas, Rian Batista, Clayton Martin e Regis Damasceno voltaram com tudo. ;Dizem que este CD tem influências da música dos anos 1970, como Led Zeppelin e Pink Floyd. Eles são referências constante para nós. Escuto essas bandas punk rock e a produção nacional desde criança. Ou seja, nosso som sempre estará direcionado para eles. E algo é certo: o rock ;clássico; no neste trabalho é evidente;.

[SAIBAMAIS]Além de comandar a produção, Catatau também assina as 12 composições do disco. A única parceria, Land of light (que mistura português com inglês), foi feita com Rodrigo Amarante. ;Ele morou em Fortaleza, cidade em que nasci e cresci. Nos conhecemos há muito tempo e quando vi que tinha um refrão, mostrei para ele e a música nasceu.;

[VIDEO1]
Em busca por outras sonoridades, o grupo decidiu mudar os instrumentos dos integrantes. Régis Damasceno deixou a guitarra e foi para o baixo; Rian Batista trocou o baixo pelos violões e teclados; e o tecladista Dustan Gallas assumiu a segunda guitarra. Apenas Catatau (guitarra e voz) e Clayton Martin (bateria) permaneceram nos mesmos lugares. ;Tocamos juntos desde 1990. Estava na hora de fazer um som diferente;, diz Catatau.

O processo de criação do álbum também contou com uma ;imersão; de 12 dias em uma casa de praia de Icaraizinho de Amontada, próxima a Jericoacoara, no Ceará. ;Lá, pude mostrar as composições para galera. Mas isso foi bem no começo, antes mesmo das gravações. Era um lugar bem legal;, destaca o vocalista.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.