Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Artistas relatam ao Correio os desafios de conciliar carreira e maternidade

Claudia Raia, Arlete Salles, Rosa Pasos e Regina Casé contaram sobre as suas experiências

Há dias em que a atriz Claudia Raia chegua nos estúdios sem hora de voltar para casa. Muitas vezes, corre de uma gravação direto para os palcos. O mesmo vale para a apresentadora Regina Casé, que se dedica não somente à televisão, mas também ao cinema. Arlete Salles, hoje, escolhe com calma os projetos com os quais irá sem envolver, mas nada que a livre de uma rotina diária de compromissos. A cantora Rosa Passos consegue aproveitar algum tempo livre, mas quando o trabalho clama, ela atende. E, por vezes, o cotidiano vira de cabeça para baixo. Rosa costuma encarar temporadas nos Estados Unidos e na Europa. Todas elas são mães. Arlete e Rosa são avós. Em algum momento, a maternidade bateu à porta e elas tiveram que se virar para conciliar a nova realidade com a carreira artística. Entre alguns sacrifícios, compensados pelo deleite da chegada dos filhos, elas venceram a jornada dupla. Em entrevista exclusiva ao Correio, e antecipando os festejos do Dia das Mães, Claudia, Regina, Rosa e Arlete revelaram como lidaram com as limitações impostas pela gravidez, contaram os desafios da trajetória como mães artistas e, claro, compartilharam a felicidade propiciada pelos herdeiros. Em um ponto, todas concordam: maternidade e profissão ainda impõem um paradigma a ser vencido.

Claudia Raia
Ocupação: atriz, bailarina e cantora
Filhos: Enzo e Sophia


;Eu me preparei;
Há 18 anos, quando foi mãe pela primeira vez, Claudia Raia sabia exatamente o que estava fazendo. ;Eu me preparei e planejei o nascimento dos meus dois filhos;, conta a atriz e bailarina, à época casada com o ator Edson Celulari. Quando Enzo nasceu, Claudia teve a chance de se afastar longamente do trabalho. ;Amamentei tanto ele quanto a Sophia até um ano de idade;. Apesar do planejamento, Claudia conhece os desafios de conciliar a profissão com a maternidade e brinca que, por vezes, quis ;pegar um táxi para a lua;

Arlete Salles
Ocupação: atriz
Filhos: Alexandre e Gilberto


;Depois da televisão, tudo melhorou;
O primeiro filho de Arlete Salles, Alexandre Barbalho, nasceu em Pernambuco, quando a atriz morava na capital, Recife. E não foi nada fácil. ;Um sentimento de culpa constante, por deixá-lo em casa para ir trabalhar. As coisas eram bem mais simples e difíceis. Chorava filho de um lado, a gente chorava para o outro;, recorda-se Arlete, uma das mais consagradas artistas da televisão e do teatro brasileiro.

Rosa Passos
Ocupação: cantora
Filhos: Alexandre, Leonardo e Julianna


;A carreira teve que esperar;

O primeiro disco de Rosa Passos saiu em 1979. Ela já era mãe de Alexandre e Leonardo. E achou que deveria priorizá-los, acima de tudo. ;Fui me dedicar a eles. Minha caçula, Julianna, nasceu em 1981. Passei os anos 1980, envolta pela maternidade;, relembra. O segundo disco, Curare, foi lançado somente doze anos depois, em 1991. ;Quando comecei a viajar, eles já eram adolescentes.

Regina Casé
Ocupação: diretora, apresentadora e atriz
Filhos: Benedita e Roque


;Meu melhor papel;
Quando começou a se imaginar como avó, eis que Regina Casé se tornou mãe pela segunda vez. ;Eu e o Estevão (Ciavatta, marido da apresentadora) sempre sonhamos adotar uma criança. O surpreendente é que há tempos tentamos e, por muitos motivos, não conseguimos. Quando pensamos que não aconteceria, a vida nos deu de presente o Roque;. Irmão de Benedita, 25 anos, Roque renovou a vida da apresentadora e atriz.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.