As apresentações dos DJs Calvin Harris e Skrillex no festival Lollapalooza, em São Paulo, conseguiram se sobrepor, na visão do público, à de nomes como Robert Plant, Pharrell Williams e Jack White. Pode parecer surpreendente, mas não é. Nos últimos anos, os DJs ganharam status de estrelas ao apostarem em superestruturas nos palcos e deixarem de ser apenas alguém por trás das picapes. Agora, eles são os astros dos shows.
[SAIBAMAIS]Essa mudança de comportamento fez com que os artistas tivessem mais prestígio, movessem multidões e, por isso, fossem convidados como atrações principais de grandes festivais de música como o Lollapalooza e o Rock in Rio. No Lolla, por exemplo, além de Calvin Harris e Skrillex, o evento tinha no line-up nomes como Steve Aoki e Major Lazer, projeto do DJ Diplo. Já o festival carioca inovou na última edição, em 2013, quando colocou, pela primeira vez, um DJ no palco principal. A vaga foi preenchida por David Guetta, que tocou depois de Ivete Sangalo e antes de Beyoncé.
David Guetta é um dos DJs que, desde o início, mostrou que ultrapassaria a condição de coadjuvante. As apresentações do francês contam com telões de LED, canhões de papel picado que são acionados em momentos-chave do show. Em algumas situações, o artista conta até com a presença de cantores que colaboraram com ele em algumas faixas.
[VIDEO1]
Em janeiro deste ano, o francês passou pelo Brasil com a turnê Listen. O astro reuniu 15 mil pessoas na apresentação que fez na capital federal, no Pavilhão do Parque da Cidade, um número considerado elevado, se comparado com artistas internacionais, como Demi Lovato e a banda Smashing Pumpkings que reuniram 8 mil pessoas e 2,5 mil pessoas, respectivamente, em suas passagens por Brasília.
Comportamento
A tendência se espalhou e hoje é fácil encontrar DJs que, além de mandarem bem nos sets, são verdadeiros astros, cada um ao seu modo. Calvin Harris roubou a cena no Lollapalooza sem sequer andar pelo palco. Em um show marcado por hits, como Summer, I feel so close, Blame e I need your love, o escocês enlouqueceu a plateia com música boa, diferentes jogos de luzes e imagens em telões.
[VIDEO2]
O DJ e produtor Skrillex, conhecido por tocar dubstep, está entre os DJs que também têm características de showman no palco e confirmou isso no mesmo festival. As apresentações são marcadas por imagens nos telões que interagem com o público, com as faixas e até com ele mesmo. O projeto Major Lazer, composto por Diplo, Jillionaire, Walshy Fire e Switch, costuma subir ao palco acompanhado de dançarinas. Na apresentação em São Paulo, na última semana, os artistas ainda entraram em uma bola para andar entre a plateia.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.